População pode participar de sessão de cinema gratuita e palestra sobre o Alzheimer, em Aparecida

Por Camila Godoy

18 de março de 2019

Por Camila Godoy

18 de março de 2019

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia uniu saúde e arte para orientar a população sobre  diagnóstico e tratamento do Alzheimer. Na manhã desta terça-feira, 19, às 8h30, será oferecida uma sessão de filme gratuita, no cinema do Aparecida Shopping, com a apresentação do longa Para sempre Alice, que retrata o assunto. Logo em seguida, a médica neurologista, Roussiane Alves Gaioso, e o presidente da Associação Goiana de Alzheimer, Gerinaldo Teodoro Assunção, ministrarão palestra sobre a doença. O evento é aberto ao público e tem capacidade para 300 participantes.

Segundo o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, a iniciativa tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce da doença: “O Alzheimer é incurável. Contudo, o SUS oferece tratamento que busca retardar a evolução dos sintomas e preservar pelo maior tempo possível as funções intelectuais do paciente. Como os melhores resultados são obtidos quando o tratamento é iniciado precocemente, a Secretaria buscou parceria com o Aparecida Shopping para que, por meio da arte, as pessoas possam ser orientadas sobre a identificação dos primeiros sinais da doença e assim procurem ajuda médica o mais rápido possível”.

Alzheimer

A Doença de Alzheimer  é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades diárias e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais. A doença instala-se quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central apresentam falham. Fragmentos desse material tornam-se tóxicos e e contaminam neurônios. Como consequência, ocorre perda progressiva de células nervosas em certas regiões do cérebro, como o hipocampo, que controla a memória, e o córtex cerebral, essencial para a linguagem e o raciocínio, reconhecimento de estímulos sensoriais e pensamento abstrato.

Para sempre Alice

Lançado em 2014, o filme conta a história da renomada professora de linguística de Harvard, Alice Howland, interpretada por Julianne Moore. Perto dos cinqüenta anos, a personagem começa a sofrer com situações de perda de memória recente. Ela é diagnosticada com Alzheimer e se vê diante do desafio de ter que se reinventar a cada dia, abrir mão do controle e aprender a se deixar cuidar. Enquanto isso, Alice começa a enxergar a si própria, o marido (Alec Baldwin), os filhos (Kate Botsworth, Hunter Parrish e Kirsten Stewart) e o mundo de forma diferente.