População poderá discutir e elaborar propostas para a saúde pública de Aparecida, durante conferência

Por Camila Godoy

12 de março de 2019

Por Camila Godoy

12 de março de 2019

Foto: Divulgação

Com o objetivo de ouvir as demandas da população e discutir coletivamente propostas para as políticas de Saúde de Aparecida de Goiânia, o Conselho Municipal de Saúde realizará uma conferência sobre o assunto. O evento ocorrerá nesta quinta e sexta-feira, 14 e 15,  no Centro Cultural José Barroso (antigo Rodeio Show). Interessados podem se inscrever pelo site eventos.aparecida.go.gov.br/conferencia ou em qualquer unidade da rede municipal de saúde. Haverá emissão de certificado de participação ao final da programação.

A 7º Conferência Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia terá como tema central Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS. A abertura será às 14 horas da quinta-feira, com a presença de diversas autoridades. No segundo dia do evento, a programação terá início às 8 horas e seguirá até as 15 horas, com debates e elaboração de propostas.

Segundo a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia, Olga Gonçalves Faria, a Conferência é uma oportunidade de reunir todos os segmentos envolvidos no SUS. “Não há como melhorar um sistema tão complexo como o nosso sem a efetiva participação dos usuários do SUS, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços em saúde, por isso contamos com a participação de toda a população”, afirmou.

De acordo com a presidente, todas as propostas aprovadas em plenária serão apresentadas na Etapa Estadual da Conferência e posteriormente na Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em agosto, em Brasília. Convocadas pela Presidência da República, as conferências de saúde ocorrem em todo o Brasil a cada quatro anos. Em Aparecida, o evento recebe o apoio da Secretaria de Saúde.