Praça garante qualidade de vida aos moradores do Jardim Itapuã

Por klau Bueno

25 de julho de 2018

Foto: Enio Medeiros

Novo espaço de lazer é o 18º implantado nesta gestão mais novo ambiente de lazer da cidade

Promover o lazer e o bem-estar da população é uma das principais funções do poder público. E, para alcançar esse propósito, a melhor maneira é criar novos ambientes que estimulem a convivência entre vizinhos, a diversão e a prática exercícios. Os parques e praças são espaços capazes de reunir tudo isso em um só lugar e por isso a Prefeitura de Aparecida de Goiânia tem priorizado essa área, tanto que, desde o início da gestão, já entregou 18 novos ambientes para a população. Na noite desta terça-feira, 24, foi a vez dos moradores do Jardim Itapuã serem beneficiados com a inauguração da Praça João Elias Sobrinho na rotatória das Ruas Ademar de Barros e F.

Como prova de que gostaram do novo ambiente, os moradores do bairro compareceram em peso na inauguração e, antes mesmo da placa com as especificações da obra ser descerrada, crianças aproveitaram para estrear o parquinho e os aparelhos de ginástica e os adultos conversaram e descansaram nos bancos de madeira. A educadora Ivanilde Vieira de Jesus foi uma das que apareceu para ver como a Praça nova estava. Ela definiu o ambiente como um “presente” pro bairro. “Há 10 anos moro nesse setor e quando cheguei não tinha nem asfalto. Ver que agora chegou esse presente pras crianças brincarem e adultos se exercitarem é algo maravilhoso”.

Ao discursar, o prefeito Gustavo Mendanha salientou que é uma “obrigação” do poder público “transformar espaços vazios em ambientes que a comunidade possa utilizar”. O prefeito destacou que o país tem vivido momentos difíceis. “Houve um tempo em que a gente conseguia muitos recursos do Governo Federal e agora diminuiu muito. Mas, com muito esforço, temos investido os impostos pagos por todos nós de forma responsável e trabalhamos para que, até o final da gestão, as áreas que estão destinadas as praças estejam com espaços cheios como este para a população”.

Gustavo Mendanha aproveitou para pedir a colaboração da comunidade na manutenção do espaço de lazer. “Estamos cumprindo o que é nossa obrigação enquanto poder público. Mas, cuidar desta praça é uma responsabilidade da comunidade. Isso aqui é patrimônio do bairro, então sejam fiscais, nos ajudem na proteção deste local para que nenhum brinquedo ou equipamento de ginástica estrague por mal uso. Quero passar aqui daqui alguns dias ou meses e ver que está ainda mais linda”, concluiu.

A praça possui uma área total de 1.134 mil m², com pista de caminhada de 120 metros, playground, bancos de madeira, paisagismo e iluminação noturna. O espaço conta ainda com uma Academia da Terceira Idade (ATI), também conhecida como Academia Aberta, que possui 13 equipamentos, sendo que três são especiais para pessoas com deficiência.

O vereador William Panda, que representou o Poder Legislativo de Aparecida na solenidade de inauguração da praça, disse estar contente com a presença dos moradores que desde o fim da tarde já usufruíam do espaço de lazer e convivência. “Essa presença maciça de vocês aqui hoje demonstra o quanto a praça é importante e veio para trazer mais benefícios para todos que moram aqui. Agradeço o prefeito pelo empenho em tudo”, disse.