Praça nova na Vila Brasília amplia opções de lazer para aparecidenses

Por Allan David

25 de maio de 2021

Por Allan David

25 de maio de 2021

Foto: Rodrigo Estrela

Com aparelhos de ginástica, playground, estacionamento e ampla área gramada, praça na Avenida Rudá recebe nome de Nion Albernaz, homenageando o ‘prefeito das flores’

Os moradores do setor Vila Brasília e região agora têm mais um espaço público disponível para o lazer da família e para ficar com a atividade física em dia. É a Praça Nion Albernaz, inaugurada nesta terça-feira (25) pela Prefeitura de Aparecida.

Implantada numa área de mais 3 mil metros quadrados, onde ficava o antigo 2º DP, na Avenida Rudá com Rua Ingá, a praça se destaca na paisagem com um belo paisagismo.

Além de jardins com flores e árvores do cerrado, como o ipê, a Praça Nion Albernaz tem pergolado, bancos com mesa no centro, academia da terceira idade, playground, ampla área gramada, iluminação com lâmpadas de LED e estacionamento com 10 vagas.

Academia aberta com vários equipamentos se destaca na Praça Nion Albernaz – Foto: Rodrigo Estrela

O local, que depois da transferência da delegacia ficou subutilizado, recebeu R$ 70 mil em investimentos com recursos do Tesouro Direto e, agora, repaginou o visual da região.

“A praça virou ponto de visitação para quem mora ou passa por aqui. Isso é resultado da decisão que tomamos de transformar os espaços subutilizados por espaços agradáveis e bem urbanizados”, disse o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha.

Gustavo participou no local, ao lado do vice-prefeito Vilmar Mariano, de um ato simbólico, sem público, para inaugurar a Praça Nion Albernaz.

O prefeito explicou que a homenagem a Nion, que foi ex-prefeito de Goiânia, é um reconhecimento de Aparecida a seu legado na gestão pública. “Ele foi um homem correto, honesto e íntegro, que pensava além do seu tempo”, acrescentou Gustavo.

Falecido em 2017, Nion Albernaz ficou conhecido como ‘prefeito das flores’. Ele ganhou essa alcunha ao implementar na capital um projeto vanguardista de urbanismo dos espaços públicos, que inspirou, inclusive, as administrações de Aparecida.

O deputado estadual Thiago Albernaz (Solidariedade), neto de Nion, participou da inauguração da praça e declarou que a família se sente honrada pela homenagem.

“Meu avô viu nesse investimento no embelezamento de Goiânia uma forma de conscientizar as pessoas e levá-las a ajudar a cuidar da cidade. E eu vejo isso aqui também, na gestão exitosa do prefeito Gustavo Mendanha”, citou Thiago.

Frequentador assíduo

O empresário Amaílson Marcos, de 30 anos, que tem uma barbearia situada ao lado da praça, já aproveitava as mesas no local para tomar seu café da manhã.

Morador da Vila Brasília, Amaílson se disse satisfeito com o resultado final da obra. “É uma praça bonita, bem cuidada, que atraí muitas famílias e gera segurança”, avaliou ele.

Praça reúne atrativos tanto para crianças quanto para adultos – Foto: Rodrigo Estrela

O secretário de Desenvolvimento Urbano de Aparecida, Max Menezes, ressaltou que, de 2017 para cá, a Prefeitura de Aparecida já inaugurou mais de 100 novas praças de lazer e refez o paisagismo de canteiros centrais de importantes avenidas da cidade.

“Cada obra dessa é tratada com muito carinho. Por isso é que temos o reconhecimento do trabalho bem feito. O investimento público feito com responsabilidade, de fato, transforma vidas”, enfatizou Max Menezes.

Restrito a poucos convidados, para evitar aglomerações, o ato de inauguração da praça teve participação do presidente da Câmara Municipal de Aparecida, André Fortaleza.