Prefeito abre 2ª edição da Feira de Ciências e Tecnologia

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 22 de novembro de 2012 – O Prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás, Mauro Faiad e o secretário de Indústria e Comércio de Aparecida, Ricardo Rabahi, participaram nesta quinta-feira, 22, da abertura 2ª Feira de Ciências e Tecnologia de Aparecida de Goiânia e Concurso de Desenhos.

Com o tema ‘A Economia Verde no Caminho da Inovação’, o evento aconteceu hoje das 8 às 16 horas em dois momentos, de forma a contemplar os estudantes de diferentes níveis de escolaridade. Um deles foi o  concurso de desenhos, voltado para os estudantes do 6º ao 7º ano e o  segundo compreendeu na mostra científica, direcionada aos estudantes do 8º ao 9º ano que desenvolveram projetos científicos.

Tanto os desenhos quanto os projetos trabalharam o mesmo tema. O objetivo dos estudantes era captar e demonstrar a importância da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento econômico e social da cidade, estado e país onde vivem de maneira sustentável.

“É muito importante ver o trabalho desenvolvido por esses alunos, que são o futuro do país. Criar formas de aproveitar o que já temos para produzir energia e reaproveitar água da chuva é fundamental para a sustentabilidade. Vi, passeando pela feira o quanto esses adolescentes estão preparados para o amanhã”, salientou Maguito.

Mauro Faiad agradeceu o convite. “Vim exclusivamente por acreditar no grande empenho do prefeito Maguito em investir na educação e nos projetos destes alunos, que poderão se tornar grandes cientistas no futuro”, frisou.

Além do concurso de desenhos e da mostra científica, a programação da feira incluiu ainda seminários e workshops, laboratórios interativos, exposições ambientais, apresentações culturais e outras atividades.

“Nosso objetivo é incentivar empresários locais a investirem em Ciência e Tecnologia e também alunos a participarem mais ativamente do maravilhoso universo das pesquisas acadêmicas, neste ano, focando na sustentabilidade, que é muito importante para a nação”, frisou o secretário de Indústria e Comércio, Ricardo Rabahi.

O evento é uma continuidade das atividades promovidas em prol da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que aconteceu dos dias 15 a 19 de outubro deste ano e contou com o apoio das secretarias de Esporte e lazer, Cultura e Educação. Ao todo, 12 escolas municipais, além de empresas e indústrias de Aparecida, participaram do evento com apresentação de projetos e visitação. A abertura contou ainda com a presença de secretários municipais e pais de alunos.

Alunos do 8° ano, investiram no projeto de reaproveitamento de água da chuva. ”Nosso trabalho consiste em reaproveitar a água da chuva através de um processo de purificação, utilizando tubos e filtros para evitar mosquitos da dengue, para que essa água seja reaproveitada para regar plantas, lavar calçadas e até carros, economizando assim, a água que já é tão escassa”, explicaram David Souza e Marcos Vinicius, idealizadores do projeto.

SEMANA- A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece no Brasil desde 2004. O lema da SNCT 2012 foi escolhido em função de ser este o tema da Conferência Rio + 20, evento de enorme importância e organizado pela ONU, que ocorreu no Brasil, em junho de 2012, com participação de quase todos os países do mundo.

O objetivo deste ano foi debater em escolas, universidades, comunidades e locais públicos os diversos aspectos envolvidos no estabelecimento de uma economia verde, bem como os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social