Prefeito acerta parceria com Marconi para implantação do CLIA

Foto: Carlos Alexandre - Secom

Complexo abrigará três grandes projetos que nas áreas de Logística, Hortifruti e Alfandegário

Aparecida de Goiânia, 1º de junho de 2016 – O prefeito Maguito Vilela apresentou na tarde desta quarta-feira, 01, ao governador de Goiás, Marconi Perillo, o projeto do Centro Logístico Industrial e Alfandegário (CLIA), que será implantado na região Leste de Aparecida de Goiânia. O objetivo da reunião, foi além de apresentar o projeto e também buscar parceria com o Estado para a finalização dos trâmites de implantação do complexo que beneficiará não somente o município, mas também a região metropolitana e todo o Estado.

“A instalação do complexo que abrigará atividades logísticas, alfandegárias, de hortifruti e também atacadista proporcionará um salto qualitativo no desenvolvimento de Aparecida de 20 ou 30 anos. A logística de Goiás e de Aparecida é muito boa e isso vai dinamizar a vida de fornecedores, transportadores, produtores e todos os profissionais que utilizarão o espaço para o escoamento e armazenamento de produtos”, pontuou Maguito Vilela ao apresentar o projeto juntamente com o presidente do Grupo MC Construções e idealizador Celco Narciso.

O Clia terá uma área total de 1,8 mihão de metros quadrados onde abrigará três projetos, sendo o polo atacadista, o polo logístico e o polo hortifruti. A área está abrigada na região leste de Aparecida, próximo ao aeroporto executivo, do CREDEQ, da UFG, dos polos industriais José Alencar, Daiag, Dimag e do Complexo Industrial que está sendo implantado pelo Estado de Goiás. A parceria entre a prefeitura e Governo se dará na doação de área do Estado para a prefeitura, que passará para a iniciativa privada.

“Este projeto é conceitualmente muito sólido e atenderá uma demanda reprimida em Goiás, portanto, terá todo apoio do Governo do Estado. Pensando nessa área logística já entrei em contato com o presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e solicitei agilidade no andamento do projeto do desvio da BR-153, o que deve acontecer assim que a verba for liberada”, ponderou o governador Marconi Perillo, acompanhado do presidente da Companhia de Distritos Industriais de Goiás (Codego), Júlio Vaz.

A próxima etapa agora é formalizar essa parceria entre Prefeitura, Estado e Iniciativa privada por meio da assinatura de um Protocolo de Intenções. A previsão dos idealizadores do CLIA é de iniciar a construção do complexo em cerca de 12 meses.  “Estamos com 50% da parte burocrática pronta e agora com esse aval do Governo e da Prefeitura, podemos dar mais agilidade ao processo de criação do CLIA. Em três anos já queremos começar as atividades do setor de Hortifruti”, sublinhou Celco Narciso, presidente do Grupo MC Construções.

CLIA – A apresentação do masterplan foi conduzida pelo presidente do Grupo MC Construções, Celco Narciso, e técnicos do grupo responsável pelo projeto. “O projeto com certeza mudará a visão de como fazer negócio no Centro-Oeste. E Aparecida, dentro do cenário crônico em que o país se encontra, dá um passo à frente nessa iniciativa, que com certeza trará muitos dividendos, tanto para empresários quanto para investidores”, explicou Celco acompanhado do arquiteto do Grupo CRX, João Otávio e do diretor jurídico do mesmo grupo, Luis Carlos Alves.

Com a criação do complexo logístico, Aparecida abrigará um entreposto aduaneiro, dando condições ao município de importar, exportar e armazenar em recinto alfandegado, de usu público, com incentivos fiscais e controle da Receita Federal. Segundo os estudos preliminares da MC Construções, Aparecida já movimenta R$ 9,5 bilhões em negócios compatíveis ao novo porto. A meta é converter esse valor em dólares a partir da implantação do projeto.

“Não queremos explorar a cidade, mas acrescentar e promover o desenvolvimento do setor logístico e atacadista da região metropolitana, que hoje temos como exemplo o setor Campinas em Goiânia, eliminando assim impactos na área urbana das cidades. E Aparecida de Goiânia foi escolhida por ter esse porte de cidade industrial, estar entre grandes rodovias federais como a Go-060 e a Br-153, o que ajuda na logística dos transportes de cargas. E privilegiaremos principalmente o empresariado local”, destacou Celco.

Presenças – Também participaram da reunião o presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida, Osvaldo Zilli; o presidente da Associação dos Distribuidores Atacadistas de Goiás, Elisandro Alves Pereira; os secretários municipais de Aparecida Ralph Vicente (Industria e Comércio) e Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação);  e o diretor geral da Câmara Municipal de Goiânia, Júlio Silveira.