Prefeito acompanha projeto para melhoria no atendimento das UPAs

Por Camila Godoy

26 de outubro de 2018

Por Camila Godoy

26 de outubro de 2018


Foto: Jhonney Macena

Com intuito de acompanhar os avanços do Projeto “Lean nas UPAs de Aparecida de Goiânia”, que como objetivo otimizar os processos administrativos e assistenciais que impactam as filas de atendimento das unidades, tendo em vista a melhoria operacional, o prefeito Gustavo Mendanha participou, na manhã desta sexta-feira, 26, de reunião na UPA Brasicon. Na ocasião, servidores da unidade discutiam melhorias para os serviços oferecidos no local, com um dos membros da equipe do Hospital Sírio-Libanês, instituição que tem realizado consultoria para as Unidades de Pronto Atendimento do município.

Gustavo Mendanha conferiu os dados do diagnóstico realizado pelo Sírio-Libanês no início do projeto, sobre a qualidade dos serviços oferecidos nas UPAs de Aparecida, conversou com os servidores e discutiu algumas propostas de melhorias. “Fico muito feliz em ver o comprometimento dos nossos servidores com o Projeto. Os investimentos em Saúde são prioridades desta gestão. A Prefeitura precisa oferecer um atendimento de excelência e temos buscado qualificação para isso. Nosso objetivo é criar uma cultura de melhorias contínuas em nossas unidades de saúde”, afirmou.

O secretário Municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, também acompanhou a reunião e falou sobre algumas medidas que serão encaminhadas pela pasta, tendo como ponto de partida o levantamento realizado pela equipe do Hospital Sírio-Libanês. “Com base nas necessidades levantadas, poderemos fazer remanejamento de profissionais, otimizar processos internos, realizar treinamentos e construir protocolos que auxiliarão na redução de custos e na melhoria da qualidade dos serviços prestados”, pontuou.

O especialista de processos do Hospital Sírio-Libanês, Everton de Macedo da Cunha, foi quem apresentou o diagnóstico aos presentes e explicou as fases do projeto: “A partir do diagnóstico e treinamento realizado, foi possível identificar pontos positivos e oportunidades de melhorias para os atendimentos nas UPAs de Aparecida. Agora, estamos discutindo essas ideias, que deverão ser validadas pela gestão, para que em seguida possamos mapear os processos e implementá-los”.

Segundo o especialista, há possibilidades de melhorias nos processos que envolvem a entrada do paciente, sua passagem na unidade, sua saída e no processo de gestão. “Vamos construir estratégias, juntamente com os servidores, e assim buscar o reforço de protocolos e a implementação de indicadores de desempenho ao longo dos próximos cinco meses”, explicou.

Parceria

Em agosto deste ano, a Prefeitura firmou parceria com o Hospital Sírio-Libanês, por meio do Projeto Lean nas UPAs de Aparecida de Goiânia. A iniciativa baseia-se na capacitação de servidores e na implementação de projetos nas três UPAs do município (Brasicon, Buriti e Flamboyant), pela área de consultoria do Hospital, que é referência nacional.

Com o Projeto, os processos administrativos e assistenciais à saúde prestados pelas unidades de urgência e emergência da cidade serão melhorados, o que beneficia principalmente a população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS) do município. Entre as melhorias estão a otimização nos processos e redução do tempo de espera das pessoas nas unidades de urgência e emergência da cidade, que hoje, juntas, atendem cerca de 1,5 mil pacientes diariamente.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)