Prefeito apoia integração das forças policiais em Aparecida, mas pede aumento do efetivo

25 de agosto de 2017

Em reunião realizada em seu gabinete, Gustavo Mendanha ressaltou que governo do Estado precisa dar atenção à cidade no que diz respeito à Segurança Pública

“Aparecida de Goiânia precisa da atenção do governo do Estado no combate ostensivo à violência e à criminalidade. Nós precisamos, urgentemente, do aumento no número de efetivo policial”, disse o prefeito Gustavo Mendanha, em reunião realizada no seu gabinete, com os principais representantes das forças policiais de Goiás.

O prefeito também acenou favoravelmente à realização de uma grande operação policial que haverá em Aparecida – muitos detalhes ainda estão mantidos sob sigilo – integrando o trabalho das polícias Civil e Militar, além do serviço de inteligência e da Guarda Municipal, entre outras forças. Esta operação que ocorrerá na cidade está sendo vista pela cúpula da Segurança Público como um projeto piloto para ser levado a pelo menos outras 24 cidades goianas com ocorrências de crimes em patamares bastante expressivos.

Por parte da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO), estiveram na reunião com o prefeito de Aparecida o superintendente executivo de Ações e Operações Integradas, Emmanuel Henrique Balduíno; o gerente do Observatório de Segurança, Geyson Alves Borba; o superintendente de Gestão Integrada de Comando e Controle, major Francisco de Assis Jubé; o diretor-geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio; o comandante do 2º Comando Regional, coronel Renato Brum dos Santos; além do titular da 2ª Delegacia Regional de Polícia de Aparecida de Goiânia, André Fernandes de Almeida; e da também delegada Emília Podestá.

O superintendente Emmanuel Henrique disse que Aparecida de Goiânia havia sido escolhida como a primeira cidade para este tipo de operação porque a integração entre as forças policiais, sobretudo entre policiais civis e militares, é modelo para outros municípios. “Percebemos aqui um trabalho em conjunto, sem vaidades, mas de muita parceria entre estas duas instituições”, pontuou.

O prefeito concordou com a avaliação do superintendente, mas reforçou a importância de se aumentar o número de policiais em Aparecida. “A cada encontro com o governador Marconi Perillo eu tenho reforçado esta necessidade. A União, o governo do Estado e as prefeituras têm suas responsabilidades bem definidas no Pacto Federativo. A Segurança Pública precisa de investimentos ostensivos do Estado. E a população não quer saber o que compete a quem; ela quer é resultados”, disse ele.

Gustavo ainda antecipou na reunião que fará investimentos vultosos em infraestrutura tecnológica (câmeras de videomonitoramento são um exemplo) e que isso impactará positivamente o combate à criminalidade. O superintendente de Ações e Operações Integradas, Emmanuel Henrique Balduíno, também mostrou ao prefeito um modelo de convênio que poderá ser formalizado com a prefeitura na utilização de alguns softwares que contribuam para inibir a ação dos criminosos.