Prefeito apresenta nova secretária aos servidores da Assistência Social

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 02 de junho de 2016 – A advogada e suplente de vereadora, Leiliane Rosa, 42 anos, foi nomeada pelo prefeito Maguito Vilela na última segunda-feira (30), como secretária de Assistência Social de Aparecida. Na manhã desta quinta-feira (02), ela foi apresentada oficialmente aos servidores da pasta num evento que contou com a participação da primeira-dama, Flávia Teles, vereadores e secretários municipais.

A secretaria estava sob a coordenação interina da secretária especial de Projetos e Captação de Recursos de Aparecida, Valéria Pettersen, desde abril deste ano, quando  o então secretário José Ribamar se desincompatibilizou para disputar um dos cargos a vereador da eleição municipal deste ano.

“Decidi nomear Leliane por causa da sua experiência na área social e por ser moradora de Aparecida há mais de três décadas. Ela tem experiência e vai trabalhar conjuntamente com a primeira-dama Flávia Teles, que vem desenvolvendo um trabalho social voluntário para ajudar várias entidades filantrópicas da nossa cidade e as pessoas que mais necessitam”, sublinhou o prefeito.

Desde abril de 2015, Leliane Rosa respondia pela Superintendência de Proteção Social Especial, que é ligada à Secretaria de Assistência Social. “Foi um desafio assumir a Superintendência de Proteção Especial Social, mas graças ao trabalho da equipe, conseguimos importantes avanços. Agora, essa experiência irá contribuir para continuar o trabalho que vem sendo desenvolvido na Assistência Social e aprimorar algumas ações.”, afirmou a nova secretária.

Ampliação da rede de assistência é contínua em Aparecida

Os serviços sociais deram um salto em desenvolvimento nos últimos anos em Aparecida de Goiânia. Por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), a Prefeitura ampliou o número de vagas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e o número de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família. Novas unidades para atendimento social e psicossocial também foram criadas, além da  ampliação no número de conselhos tutelares no município que passou de um para três.

Atualmente 1,5 mil crianças são atendidas nas 10 unidades dos PETI´s espalhadas pela cidade. Antes de 2009, a realidade era outra bem diferente. Apenas 389 crianças eram atendidas em três unidades. Um número tímido para atender a grande quantidade de crianças em situação de vulnerabilidade existentes naquele momento.

Os Centros de Referência de Assistência Social e Especializados (CRAS E CREAS) também compõem a rede de atendimento à população em situação de vulnerabilidade de Aparecida. Até o final de 2008, o município não contava com nenhuma unidade. Desde 2009, a Semas iniciou a implantação das novas unidades, dando o primeiro passo para um atendimento humanizado à população.

Hoje, a cidade conta com quatro Centros de Referência em Assistência Social (CRAS); dois Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) em funcionamento e um terceiro está em fase de implantação; um Centro POP, que realiza atendimento à população de rua; e uma Casa de Acolhida Temporária.

Os quatro CRAS fazem cerca de 4 mil atendimentos individuais e familiares por mês. Para aumentar ainda mais o número de assistidos, a Secretaria de Assistência Social prevê a construção de mais duas unidades a partir deste ano de 2013, prevenindo as situações de risco e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

O primeiro Restaurante Popular municipal de Aparecida também foi inaugurado no ano passado, iniciando o atendimento no dia 16 de outubro de 2015 com capacidade para fornecer entre 800 a mil refeições diariamente a um custo mínimo.

Atenção especial aos jovens e idosos

O Projovem Adolescente – que é destinado à adolescentes de 15 a 17 anos e tem como meta o retorno do adolescente à escola e garantir sua permanência na rede educacional, além do enfrentamento às drogas e à marginalidade – é outra conquista importante. O município conta com 18 turmas distribuídas em quatro unidades de CRAS e duas unidades conveniadas, sendo que cadaturma tem de 12 a 30 adolescentes.

Dezenas de adolescentes do programa foram encaminhados para o mercado de trabalho, por meio de convênios da secretaria com as empresas. São oferecidos cursos profissionalizantes nas escolas Senai e aulas socioeducativas, onde os adolescentes aprendem grafiti, informática, teatro, dança e recebem orientação social.

Atendendo deliberação da Conferência Municipal de Assistência Social de Aparecida, o prefeito Maguito Vilela inaugurou em 2014 a Casa dos Conselhos Municipais de Aparecida. O município é o primeiro do Estado de Goiás a integrar as Políticas Públicas de Assistência Social em um único órgão, atendendo às demandas de vários Conselhos Municipais da área.

E em março deste ano, foi inaugurada a sede própria do Centro de Referência da Terceira Idade (CRTI) de Aparecida, no setor Village Garavelo. Antes, a unidade funcionava em uma sala no Centro de Cultura José Barroso. A mudança foi necessária para melhor atender os mais de 2,5 mil idosos cadastrados na Secretaria de Assistência Social e também as centenas de idosos que participam das atividades do Centro.

Agora, Aparecida conta com quatro espaços que atende os idosos aparecidenses oferecendo diversos serviços e atividades. Os espaços estão distribuídos entre os setores Jardim Tiradentes, Vila Brasília e Nova Cidade

A conquista da sede própria permitiu ampliar o número de idosos atendidos e de atendimentos oferecidos também, como a confecção do passaporte do idoso, que antes era feito apenas no Vapt Vupt. Agora, sem precisar se deslocar, o idoso preenche os formulários no próprio CRTI, e os funcionários é que levam o documento para unidades de atendimento do Estado e acompanham os pedidos.