Prefeito apresenta projeto de bicicletas compartilhadas ao Conselho de Administração da Unimed

Por Thiago Marques

20 de novembro de 2017

Por Thiago Marques

20 de novembro de 2017

Foto: Enio Medeiros

Gustavo quer parceria entre poder público e cooperativa de médicos. Diretor-presidente, Breno de Faria classificou iniciativa como inovadora. Prefeitura também vai viabilizar uma estação de bicicletas exclusiva para crianças

O prefeito Gustavo Mendanha apresentou ao Conselho de Administração da Unimed Goiânia o projeto que pretende implantar na cidade denominado “Bicicletas Públicas Compartilhadas”. A iniciativa deve ser viabilizada por meio de parceria entre a Prefeitura e a cooperativa de médicos e gestora de planos de saúde.

Aos moldes do que ocorre na Capital, onde há modelo similar ao que será implantado em Aparecida, a Unimed entraria com os recursos financeiros e, em contrapartida, usufruiria de publicidade com sua marca disponível nas próprias bicicletas e nas estações de embarque, entre outros meios possíveis. A prefeitura também abriu diálogo com a empresa para avaliar a possibilidade de convênio que contemple os funcionários públicos. Eles teriam à disposição mais uma opção de plano de saúde.

Um importante diferencial entre o projeto que já existe em Goiânia e o de Aparecida são as “bicicletas públicas infantis”. O prefeito adiantou que pretende construir uma estação de bicicletas direcionadas para as crianças no Parque Lafaiete Campos Filho. Entre as cidades brasileiras que adotaram este projeto, somente Vitória (ES) e Fortaleza (CE) fizeram algo voltado ao público infantil.

Acompanharam Gustavo à sede da Unimed Goiânia o vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins; a secretária de Projetos e Captação de Recursos, Valéria Pettersen; e o secretário de Mobilidade e Defesa Social, Luziano da Costa Vale. Além dos demais integrantes do Conselho de Administração, também estavam o diretor-presidente Breno de Faria Pereira e o diretor de Mercado, Sérgio Baiocchi Carneiro; além do responsável técnico pela implantação das bicicletas compartilhadas em Goiânia, Domingos Sávio. Ele tem auxiliado a Prefeitura de Aparecida.

“O que vejo aqui é um projeto ousado e inovador, como vários outros projetos da gestão do Gustavo. Como somos uma empresa privada, vamos seguir o rito necessário, discutir internamente e analisar a viabilidade de tudo isso”, disse Breno de Faria. “Nós temos total interesse em concretizar esta parceria”, enfatizou o prefeito. No dia 16 de agosto último, os dois diretores mencionados anteriormente estiveram em Aparecida e percorreram, com o prefeito, vias da cidade que já contam com ciclovias e aquelas que deverão recebe-las em breve.

Como funciona
O projeto original prevê 10 bicicletas em cada uma das quinze estações que seriam distribuídas, principalmente, na região Central, que tem um fluxo maior de pessoas dada a concentração de lojas, empresas, escolas e unidades de saúde. A ideia é implantar critérios de utilização que também beneficiem os trabalhadores, inclusive aqueles que trabalham nos polos e moram em locais mais afastados.

O secretário de Mobilidade enumerou os setores por onde passará a ciclovia de 12 quilômetros – que deve ser finalizada em breve – e detalhou as etapas da ciclorrota a ser implantada na cidade e que também favorecerá o uso das bicicletas compartilhadas. A ciclorrota, vale lembrar, não é um espaço exclusivo para as bicicletas, como as ciclovias. São espaços compartilhados com outros veículos.

Na mesma reunião, em uma clara tentativa de convencimento dos integrantes do Conselho de Administração, Gustavo citou a futura implantação do Complexo Logístico Industrial e Alfandegário (CLIA); a construção do câmpus da Universidade Federal de Goiás (UFG); e detalhou investimentos que fez nestes 11 meses de gestão em obras de infraestrutura e mobilidade urbana.

“Esta é uma iniciativa importante para nossa cidade e seus moradores. Por uma série de fatores: traz benefícios para a saúde, dá ainda mais fluidez ao trânsito e reduz a poluição sonora e atmosférica”, disse o prefeito. O projeto das “Bicicletas Públicas Compartilhadas” prevê ainda as 2ª, 3ª e 4ª etapas, totalizando 45 estações.