Prefeito articula parcerias na Embaixada de Israel; empresários daquele País virão à Aparecida

Por Thiago Marques

5 de julho de 2017

Por Thiago Marques

5 de julho de 2017

Gustavo Mendanha esteve com diplomata Yossi Shelley em Brasília (DF)

Aparecida de Goiânia, 05 de julho de 2017 – Em audiência com o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, nesta terça-feira (4), em Brasília (DF), o prefeito Gustavo Mendanha foi informado que o diplomata israelense vai organizar grupo de empresários daquele país para conhecer, de perto, as potencialidades econômicas de Aparecida de Goiânia. Sem esconder o entusiasmo com a proposta, o prefeito afirmou que vislumbrava investimentos de empresários de Israel em áreas como o Parque Tecnológico.

O embaixador também pediu que Gustavo voltasse à Brasília para uma nova audiência e que levasse seus secretários. E ainda o convidou para uma nova audiência, no mesmo dia e local, com representantes diplomáticos de outros países (leia abaixo).

O compromisso firmado pelo embaixador veio no esteio do apoio dele a dois importantes projetos capitaneados pela prefeitura: o Cidade Inteligente e o Complexo Logístico Industrial Alfandegário, este último considerado carro-chefe do Aparecida Business Log.

No encontro realizado na Embaixada de Israel, Gustavo e Yossi Shelley acertaram que este apoio se daria por meio da transferência de conhecimento e pelo compartilhamento de experiências exitosas em Israel na área de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Yossi confirmou que técnicos da embaixada já receberam o escopo do projeto Cidade Inteligente e que agora se debruçavam em cima do material para definirem quais seria os profissionais daquele país que, direta ou indiretamente, poderão contribuir para tornar realidade esta importante iniciativa.

Ambos ainda discutiram parcerias na área cultural, numa tentativa de promoverem um intercâmbio entre estes dois países. “Estou muito feliz por este encontro. Quero promover a cultura e a história de Israel”, enfatizou o prefeito. Uma das ações a serem efetivadas nesta área servirá como homenagem ao advogado, político e diplomata brasileiro Oswaldo Aranha, que foi o presidente da Primeira Sessão Especial da ONU, em 1947, e que teve papel decisivo a favor da criação do Estado de Israel.
Diplomacia
Após a reunião na Embaixada de Israel, o prefeito Gustavo Mendanha almoçou com Yossi Shelley. Ele foi convidado para evento cultural na embaixada, por volta das 18 horas do mesmo dia.
Estava sendo realizado um concerto de música e Gustavo acabou aproveitando a oportunidade para fazer contatos com os embaixadores da República Dominicana, Nicarágua, Jordânia, Paraguai, Polônia e Ucrânia, além da primeira dama do Distrito Federal, Márcia Rollemberg.
Retrospecto
No dia 26 de maio último, Yossi esteve em Aparecida de Goiânia, onde foi recepcionado pelo prefeito, por secretários municipais e vereadores. À época, Gustavo fez questão de relembrar seu vínculo com aquele país, mencionando, inclusive, as viagens que já havia feito a Israel.

Texto: Thiago Marques