Prefeito busca recursos para novos eixos viários em Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Arquivo Secom

Aparecida de Goiânia, 25 de março de 2014 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), se reúne na noite desta terça-feira (25) em Brasília com o presidente Executivo da Corporação Andina de Fomento (CAF), Enrique García Rodriguez. Maguito aproveitará o encontro para pleitear mais recursos junto organização financeira para financiar novo projetos de Mobilidade Urbana para o município.

O encontro acontece durante recepção que será realizada pelo representante da CAF no Brasil, Victor Rico Frontaura, onde estarão presentes diversas autoridades. Maguito aproveitará a ocasião para reiterar sua disposição em continuar a parceria com a instituição e contrair novos financiamentos para a construção de dois eixos viários no sentido Leste-Oeste localizados na região do Setor Garavelo.

O empréstimo pleiteado pelo prefeito é de U$ 35 milhões. Caso seja aprovado, será utilizado para a construção de uma avenida que interligará o Bairro Itapuã à Avenida Rio Verde, passando pelo Anel Viário. No local, existe uma rotatória que já não suporta o tráfego de veículos locais e de caminhões que cortam o Anel Viário. Quando finalizada, a via servirá de extensão ao Eixo Norte-Sul 5 (ENS-5), uma elipse que interligará vários bairros do município.

EIXOS ESTRUTURANTES – O ENS-5 faz parte do projeto dos Eixos Estruturantes, que estão sendo construídos com os recursos do primeiro empréstimo feito junto à CAF. A via ENS-3, que liga o centro de Aparecida à Vila Brasília, passando pela Vila Maria e o Pólo Empresarial Goiás, foi entregue em dezembro de 2013. Já a ENS-1 – que ligará a região do Santa Luzia ao Centro de Aparecida, servindo como rota alternativa à BR-153 – deverá ser entregue até o fim deste ano.

BANCO ANDINO – A CAF, também conhecida como Banco Andino de Desenvolvimento, foi idealizada em 1966 após a assinatura da Declaração de Bogotá e funcionou como um marco político para a adoção de um modelo conjunto de desenvolvimento econômico, social e comercial entre países que apresentavam características similares. O boliviano Enrique García Rodriguez é presidente Executivo do CAF desde 1991. Entre 1989 e 1991, foi ministro do Planejamento e chefe do Gabinete Econômico e Social da Bolívia.