Prefeito dá ordem de serviço para obras financiadas pelo Banco Andino

9 de maio de 2017

COLETIVA DE IMPRENSA

Obras serão iniciadas pelo Eixo Estruturante Norte Sul 1, que ligará os setores Santa Luzia e Jardim Bela Vista. Após a assinatura, o prefeito visitará o canteiro de obras.

Aparecida de Goiânia, 24 de outubro de 2012 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), concede amanhã, 25, às 9 horas, coletiva de imprensa sobre a assinatura da ordem de serviço das obras do Programa de Reestruturação Viária na Bacia do Ribeirão Santo Antônio, financiadas com recursos da Coorporação Andina de Fomento (CAF)/Banco de Desenvolvimento da América Latina. A assinatura e coletiva de imprensa serão no gabinete do prefeito, na sede da Prefeitura.

O projeto visa a melhoria da mobilidade urbana em Aparecida e prevê a construção de três eixos estruturantes. As obras terão início pelo Eixo Norte e Sul-1, que ligará as avenidas W-1 e Bela Vista (em seu início, na divisa com Goiânia, ao Recanto do Bosque). Após a assinatura e entrevista coletiva, o prefeito Maguito Vilela visitará o canteiro de obras desse primeiro trecho, inicialmente instalado na W-1, na divisa entre os setor Santa Luzia e Jardim Bela vista.

Outros dois eixos estruturantes estão previstos. Um deles, ligará o Pólo Empresarial Goiás à Avenida Rio Verde, na Vila Brasília, passando pela Vila Maria. O outro interligará seis avenidas importantes à Avenida V-6, que corta bairros como o Cardoso e Mansões Paraíso. O objetivo é diminuir o fluxo de veículos e risco de acidentes no perímetro urbano da BR-153, criando vias alternativas para quem precisa ir de Aparecida à Goiânia.

Além dos eixos estruturantes, o recurso conseguido junto ao Banco Andino, no valor total de US$ 35 milhões de dólares, também será destinado à obras de pavimentação asfáltica dos setores Vila Maria, Jardim Bonanza, Parque Santa Cecília e construção do novo pólo tecnológico no município. As obras serão realizadas em etapas e a expectativa de conclusão de todo o projeto é de 36 meses após o início das obras.

O financiamento do Banco Andino foi solicitado pela prefeitura de Aparecida de Goiânia em 2010 e aprovado por unanimidade pelo Senado Federal no dia 10 de julho deste ano, após aval da presidenta da República, Dilma Roussef e da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal. Com a aprovação dos senadores, o pedido de Aparecida de Goiânia foi sancionado pela presidência da República e o convênio foi assinado em agosto deste ano. Além de Aparecida, apenas o Estado do Rio de Janeiro teve dois financiamentos do banco aprovados pelo Governo Federal neste ano, em consequência dos critérios estabelecidos pela instituição e União, que se torna automaticamente fiadora dos municípios ou estados beneficiados.

CAF – A Corporação Andina de Fomento (CAF)/Banco de Desenvolvimento da América Latina começou sua atuação em 1966 em países andinos como a Colômbia, o Chile, a Venezuela, o Equador e o Peru. Neste período, eles assinaram a declaração de Bogotá, e aprovaram um programa de integração econômica e de coordenação de políticas nos âmbitos comerciais, industriais e financeiros. Destas primeiras nações, o bloco econômico se estendeu e, atualmente, 18 países da América Latina, além da Espanha, integram a entidade, hoje denominada CAF/ Banco de Desenvolvimento da América Latina.

Sugestão de Pauta:

Coletiva de imprensa: Assinatura de ordem de serviço de obras finaciadas pelo Banco Andino.

Data: 25 de outubro de 2012 (quinta-feira)

Horário: 9 horas

Local: Gabinete do prefeito, na sede da Prefeitura Municipal de Aparecida. Rua Gervásio Pinheiro, AMP- Residencial Solar Central Park (abaixo do Centro de Cultura e Lazer José Barroso).