Prefeito de Aparecida e novo presidente da Codego tratam da implantação do novo parque industrial

Por Secom/Aparecida

7 de junho de 2023

Por Secom/Aparecida

7 de junho de 2023

Na manhã desta quarta-feira,7, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, recebeu o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), Francisco Júnior, na Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag). Francisco Júnior reforçou que a implantação do Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira (Dianot) é uma das prioridades de sua gestão.

O novo polo industrial, que será implantado na Região Leste, vai abrigar mais de 300 empresas em uma área de 2,1 milhões de m². As chegadas de novos negócios aumentam a arrecadação municipal, gera emprego e renda para população aparecidense. A implantação do novo polo desperta interesse de empresas goianas e de outros estados brasileiros que querem investir em Aparecida. Cerca de 400 empresários já sinalizaram que irão trazer suas empresas para o Dianot.

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, enfatizou que o Dianot chega justamente no momento em que a cidade experimente crescimento econômico significativo.

“Nos últimos anos, nossa cidade passou de seis mil CNPJs ativos para mais de 88 mil. Empresas de vários segmentos, inclusive, multinacionais estão investindo em nossa cidade. Hoje, segundo o Caged, quase 110 mil pessoas trabalham com carteira assinada em Aparecida. Vamos continuar trabalhando para fomentar o crescimento econômico de Aparecida”.

O Dianot será implantado em uma área do Governo de Goiás próxima ao Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química (Credec Professor Jamil Issy). A Prefeitura de Aparecida de Goiânia – entendendo a importância do empreendimento para cidade – enviou projeto aprovado pelo Poder Legislativo que isenta a Codego do pagamento de taxas necessárias para execução do projeto.

Com isso, a Codego ficará isenta das taxas de licença para emissão de alvarás de obras e loteamentos e das taxas de expediente e serviços diversos até que sejam finalizadas as atividades de aprovação, implantação e execução do polo agroindustrial no valor de cerca de R$ 3 milhões.

Esta é a primeira vez que Francisco Júnior visita Aparecida de Goiânia após assumir a presidência da Codego. “Eu venho aqui hoje para reforçar o compromisso com a cidade e a disposição da Codego em contribuir com o seu desenvolvimento. O prefeito Vilmar tem essa responsabilidade e nós estamos à disposição para fomentar as experiências que Aparecida tem tido na geração de emprego e no seu crescimento econômico” disse Francisco Júnior durante a visita.

Outro benefício que a implantação do Dianot vai assegurar para Aparecida é a transferência da Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto. Uma nova unidade será construída nas proximidades do Complexo Prisional, abrindo espaço para novas empresas no novo polo. Segundo o governo estadual, o novo Semiaberto terá capacidade para abrigar até 800 reeducandos.

O secretário municipal de Indústria e Comércio, Felismar Martins, destaca o trabalho conjunto realizado pelo município e governo estadual para criação do polo. “O que percebemos é que município e estado estão andando de mãos dadas em prol do desenvolvimento de Aparecida. Notamos que, por parte do governo do estado existe uma sensibilidade muito grande em deflagrar a implantação do polo. O que se visualiza é que teremos bons frutos para o crescimento econômico do nosso município”, destaca.

Presidente da Aciag, Leopoldo Moreira, lembra que a atividade econômica cresce graças aos investimentos em infraestrutura que foram realizados nos últimos anos. “Aparecida está geograficamente falando no coração do Brasil, isso é uma grande atração para as empresas que precisam escoar a produção. Nossa cidade oferece infraestrutura com postos de saúde, escolas, universidades, praças e outros equipamentos públicos e também trabalha para se consolidar como cidade inteligente. Isso tudo, é claro, são atrativos para os investidores”.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Aparecida; Luiz Maronezi também recepcionou o presidente da Codego em sua visita à Aparecida e sublinhou a importância da parceria entre o município e o estado para atrair empresas e gerar emprego. “Quem sai ganhando com essa parceria é o trabalhador que terá emprego e o empresário, que se instalará em uma das cidades que mais crescem no estado e no país”.