Prefeito de Aparecida participa de workshop sobre Eficiência na Gestão Municipal

Por Rackel Vieira

26 de outubro de 2017

Por Rackel Vieira

26 de outubro de 2017

Foto: Rodrigo Estrela

O evento é promovido pela AGM e tem como objetivo preparar prefeitos e gestores para enfrentar os novos desafios nas administrações municipais

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, participou na manhã desta quinta-feira, 26, do workshop “Eficiência na Gestão Municipal”, promovido pela Associação Goiana de Municípios (AGM). O evento, que está sendo realizado no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), tem como objetivo preparar prefeitos e gestores para enfrentar os novos desafios nas administrações municipais, com uma gestão mais eficiente, responsável e inovadora.

“É muito importante que nós prefeitos estejamos investindo em nossa capacitação e treinamento na área da gestão. É fundamental adquirir conhecimentos para trabalhar com criatividade e  profissionalismo, tomar medidas indispensáveis para equilibrar as contas e poder executar os investimentos que prometemos e pelos quais somos cobrados. Além disso, serão apresentados projetos de outras cidades que foram bem elaborados e executados. Aparecida esta sendo referência aqui no workshop no quesito Projetos e Captação e Recursos, estaremos também compartilhando com outros prefeitos e seus gestores as nossas realizações, nossas boas práticas, e assim trocar experiências”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha.

De acordo com o presidente da AGM, Paulo Sérgio de Rezende (Paulinho) durante todo o dia, serão realizadas diversas palestras que abordam temas variados e de interesse das adminstrações. “O workshop é mais uma realização da AGM em cumprimento ao principal objetivo da Associação que é oferecer total apoio e propiciar condições de aprimoramento de conhecimentos aos prefeitos, gestores e servidores municipais. Os desafios que surgem para as administração no dia-a-dia exigem uma constante atualização de conhecimentos para uma gestão eficiente”, explicou.

Na ocasião, o advogado municipalista, sócio do escritório Faria, Franco e Cicari Advogados Associados (entidades parceiras na realização do evento), Getúlio Faria, parabenizou o prefeito Gustavo Mendanha. “O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, foi muito feliz em ter criado, enquanto gestor, a secretaria de Projetos e Captação de Recursos que abriu portas para o desenvolvimento do município. O prefeito Gustavo Mendanha deu continuidade. Parabéns por isso, mesmo jovem, realiza brilhantes realizações nessa grande cidade da região metropolitana de Goiânia”, elogiou o advogado.

A Secretária de Projetos e Captação de Recursos de Aparecida de Goiânia, Valéria Pettersen, está entre os palestrante e falará sobre Projetos e Captação de Recursos Federais. “Abordarei sobre as diferentes fontes de captação de recursos, a diferença entre o plano de trabalho e o termo de referência, o que fazer para adquirir recursos e onde buscá-los. A maioria dos gestores erram no momento de preencher o plano de trabalho. Muitas vezes não estudam os editais, não olham minuciosamente como fazer. É um conjunto de fatores que os gestores precisam entender para captar os recursos: não copiar sempre o modelo de projeto de determinada cidade, mas sempre inovar, ser criativo, conhecer o seu município, dominar as necessidades e transcrever isso dentro de uma proposta. Aparecida de Goiânia, por exemplo, trabalha desta maneira e além disso, possui um grande diferencial que é a atuação política do prefeito. A força política e o total domínio sobre o projeto é fundamental para agilidade e eficiência na aquisição dos recursos”, detalhou Valéria Petterson.

A programação prevê também palestra com o tema “Licitações Municipais: Diretrizes, Inovações e Controles” a ser ministrada por Getúlio Faria, advogado municipalista e procurador jurídico do CRO-GO. O Consultor de Compras Públicas e Ex-Presidente da Comissão de Licitações da CELG D, José Sóter, abordará o tema “ Gestão e Estratégias nas Compras Municipais”. “Portal Compras Públicas” também será abordado pelo Gerente de Relações Institucionais do Portal Compras Públicas, Heitor Caldeira. Outra palestra  vai tratar do tema “ISS: Novas Diretrizes”.