Prefeito empossa Wanderlan Renovato como secretário de Educação de Aparecida

Por Felipe Fulquim e Allan David

4 de maio de 2020

Por Felipe Fulquim e Allan David

4 de maio de 2020


Foto: Rodrigo Estrela

Professor há 40 anos, novo titular da pasta da Educação do município possui graduação em História pela UFG e pós-graduação em Planejamento Educacional e Administração

Na manhã desta segunda-feira, 4, o prefeito Gustavo Mendanha deu posse ao novo secretário de Educação, Cultura e Turismo de Aparecida de Goiânia em cerimônia realizada no Espaço Multiuso na Cidade Administrativa. Desde o afastamento da então secretária Valéria Pettersen, por conta do período eleitoral, a pasta vinha sendo comandada interinamente pela advogada Sharon Soltak Chiarelli, atual gestora municipal do Fundeb, e agora passa a ser comandada pelo professor Wanderlan Renovato.

Casado, com dois filhos e quatro netos, Renovato tem 61 anos e é formado em História pela UFG e também pós-graduado em Planejamento Educacional e Administração. O novo secretário tem trajetória de 40 anos de magistério, incluindo trabalhos nas redes particular e pública, municipal e estadual. Renovato já esteve também à frente de importantes órgãos públicos e instituições, a exemplo da antiga Subsecretaria Metropolitana de Educação. 

Além disso, foi superintendente da Secretaria de Educação, Cultura e Lazer para a Educação à Distância, gestor administrativo da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, dirigiu o Instituto Goiano de Educação à Distância, o Instituto Cidadania de Educação e Pesquisa e também a Unidade Educacional Jesuína de Abreu. 

Wanderlan Renovato fez um discurso agradecendo o gesto de confiança de Vanderlan Cardoso e do Professor Alcides ao recomendá-lo para o cargo de secretário da pasta da Educação que possui uma rede que atende cerca de 48 mil alunos, em 114 unidades escolares, entre instituições próprias e conveniadas. “Venho para somar a um trabalho já excelente. Conheço todos os caminhos da educação e tenha certeza de que eu vou dedicar 24 horas a esse trabalho, para que a educação em Aparecida fique melhor e que nesse período de pandemia nossos alunos continuem estudando com qualidade”, destacou.

A solenidade de posse do novo secretário da Educação contou com um número restrito de público por conta do período de isolamento social em prevenção à Covid-19. Estiveram presentes ao atoo prefeito Gustavo Mendanha, o deputado federal Professor Alcides Ribeiro e o senador da república Vanderlan Cardoso.

Também presenciaram a solenidade de posse, os secretários da gestão municipal André Rosa (Fazenda), Tatá Teixeira (Articulação Política), Cláudio Everson (Meio Ambiente), Márcia Tinoco (Trabalho) e Carlos Moreira (Administração); além dos vereadores Erivelton Contador e Isaac Martins, e a ex-secretária de Educação Valéria Pettersen, que se desincompatibilizou do cargo em 30 de março deste ano, e da interina da pasta, Sharon Soltak. Todos mantiveram distância um do outro e usaram máscaras protetivas.

No ato de posse, o deputado federal Professor Alcides Ribeiro considerou o dia marcante ao ter um professor assumindo a Educação de Aparecida. Ele destacou os desafios e as responsabilidades do novo secretário à frente da pasta e o reafirmou seu compromisso a gestão de Gustavo Mendanha. “Continuarei um apoiador em Brasília das iniciativas que busquem a aplicação de recursos públicos na Educação de Aparecida e desejo que o professor Wanderlan Renovato faça uma gestão exitosa à frente desta pasta”, acentuou.

O senador Vanderlan Cardoso, em sua fala, ressaltou os desafios do novo secretário diante de uma pasta que tem se destacado pela equipe de profissionais de sua rede e pelo esforço daqueles que estiveram no comando da pasta. “O novo secretário vai ter uma dura batalha pela frente para superar o que já foi feito”, ponderou o senador destacando o perfil de Renovato como homem experiente e que, por isso, terá muito a contribuir não apenas com a gestão de Gustavo Mendanha, mas com todo o município.

O encerramento da solenidade ficou a cargo do prefeito Gustavo Mendanha, que enalteceu o trabalho realizado pela ex-secretária Valéria Pettersen e desejou sucesso ao novo gestor da pasta da Educação de Aparecida. “Acredito que você dará continuidade ao excelente trabalho realizado na Educação em Aparecida nos últimos 3 anos e 4 meses, ampliando projetos como a Robótica, Escola de Música, Escola de Artes e o Centro de Formação dos Profissionais da Educação”, enumerou.

Gustavo Mendanha lembrou que recentemente a prefeitura vem investindo cerca de R$ 10 milhões de reais em reformas das unidades escolares a fim de proporcionar um ambiente melhor a alunos e servidores. Por último, destacou que a condição de referência em educação no Estado de Goiás está relacionada ao quadro de profissionais, que agrega em sua rede professores graduados, especialistas, mestres e doutores.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)