Prefeito entrega quinto ginásio de esportes à população

Foto: Fabiano Araújo

Aparecida de Goiânia, 27 de junho de 2013 – A comunidade escolar da Escola Municipal Sebastiana Lourenço Camilo, no Village Garavelo estava em festa na tarde desta quinta-feira, 27. O prefeito Maguito Vilela (PMDB) e o secretário municipal de Educação, Domingos Pereira entregaram mais uma quadra poliesportiva coberta ou ginásio de esportes, como também são chamados. A obra é o resultado de mais uma parceria entre governo municipal e federal, em favor da estruturação da educação pública em Aparecida.

A quadra da escola Sebastiana Lourenço Camilo, de 985 m², é a quinta, das 12 que estão sendo construídas pela administração municipal. De acordo com o prefeito Maguito Vilela a educação é o futuro das crianças e adolescentes de Aparecida, por isso tem se investido tanto nesta área. “Estavamos fazendo tudo o que podemos pela educação municipal em Aparecida, investindo em estrutura e pessoal, da creche à universidade. Sempre pensando no futuro de nossas crianças”, afirmou o prefeito.

Para o secretário Domingos Pereira, a implantação das quadras poliesportivas faz parte do processo de melhoria da educação, iniciado em 2009. “O objetivo é proporcionar uma estrutura modelo à toda a nossa comunidade escolar, além de proporcionar mais conforto aos alunos nas atividades esportivas e recreativas”, avaliou o secretário, lembrando que as quadras também servirão às atividades de toda a comunidade vizinha às unidades escolares atendidas.

Os alunos do quarto ano da escola municipal aprovaram a nova quadra e disseram que estão contentes, pois agora a prática de esportes não será mais embaixo do sol quente. “A quadra ficou muito boa, agora ficou melhor para brincar e fazer educação física, o que melhora também nosso rendimento dentro da sala de aula”, disse o estudante Walison de Oliveira de 10 anos.

Para a diretora da escola municipal Sebastiana Lourenço, Maria Jairene, a quadra era um anseio antigo da comunidade escolar e veio para melhorar a qualidade das atividades esportivas. “Agora nossas crianças e a comunidade em geral terão um espaço adequado para a prática de esportes e lazer, o que era uma necessidade de muitos anos. Pois os alunos tinham as aulas de educação física embaixo do sol e na frente das salas, o que atrapalhava o rendimento escolar”, enfatizou a diretora da escola.

Outros quatro ginásios já foram entregues à comunidade aparecidense este ano. O primeiro foi entregue à escola do Parque Santa Cecília, em maio deste ano. Em seguida, a administração inaugurou os ginásios das escolas do Aeroporto Sul e do Garavelo Residencial Park. Na manhã de hoje foi entregue o ginásio da escola do Nova Olinda. E nesta sexta-feira, 28, às 9 horas, a Escola Muicipal Jardim Ipê será a sexta unidade escolar beneficiada. Das sete quadras que ainda faltam, três unidades estão em fase de conclusão de obras e quatro em fase de licitação. Todas serão entregues ainda este ano.

Escola Nova Olinda – Os alunos da Escola Municipal Nova Olinda também receberam uma nova quadra poliesportiva. A solenidade de entrega foi na manhã desta quinta-feira, 27. A obra foi entregue pelo prefeito em exercício Ozair José (PT), que informou aos alunos e pais presentes, que todas as escolas municipais que possuem espaço para a construção de uma quadra, receberão a estrutura até o final da gestão. “Os projetos para implantação das quadras já estão prontos. À medida que os recursos forem sendo liberados, as quadras serão construídas”, afirmou Ozair José.

O secretário de Educação, Domingos Pereira, lembrou que estes novos espaços de lazer não são apenas das escolas, mas de toda a comunidade. “Por isso mesmo, todos nós somos responsáveis por sua preservação”, pontuou.

Segundo a diretora da escola do setor Nova Olinda, Sirlene Oliveira Cintra, desde 2009 a unidade vem passando por transformações positivas. “Em 2010 recebemos a reforma e ampliação, depois a pavimentação das vias de acesso e agora este ginásio. A comunidade agradece a atual gestão”, comemorou.

O ginásio da Escola Nova Olinda possui 492,78 metros quadrados de área construída. O investimento foi de R$ 499 mil, sendo R$ 10 mil de contrapartida da Prefeitura.

Climatização e jogos escolares

Durante a solenidade de hoje, na Escola Municipal Nova Olinda, o secretário Domingos Pereira informou que a implantação de aparelhos de ar condicionado em todas as unidades escolares municipais já está sendo finalizada. Segundo ele, 41 escolas já foram climatizadas.

“Nossa expectativa é de que todas recebam o benefício até o final de agosto”, explicou o secretário, que também anunciou a realização da primeira edição dos jogos escolares nas unidades da rede municipal de ensino. Os jogos envolverão alunos, profissionais da educação e toda a comunidade. “O objetivo é promover a integração das nossas escolas, da população e do poder público por meio do esporte”, reiterou.

Presenças- Estiveram presentes na inauguração do Ginásio de Esportes da Escola Municipal Sebastiana Lourenço Camilo os secretários municipais Rodrigo Caldas (Desenvolvimento Urbano), Jório Rios (Regulação Urbana), Léo Mendanha (ASA), Ronnie Barbosa (Habitação), Euler de Morais (Governo), Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação), Carlos Eduardo (Fazenda), Paulo Rassi (Saúde), funcionários da secretaria municipal de Educação, o superintendente financeiro da SME. Elson Dias e a superintendente pedagógica, Vânia França. Além dos vereadores Rosildo da Silva (PP), Ezízio Barbosa (PMDB), Roberto Chaveiro (PSL), Willian Ludovico (PMDB) e Helvecino Amendoim (PSL).