Prefeito garante convocação de mais 60 novos guardas municipais

9 de maio de 2017

Foto: Rodrigo Estrela - Secom

Gustavo Mendanha também afirmou, nesta sexta-feira (06), que está em curso estudo de impacto financeiro que embasará possível convocação de outros aprovados

Aparecida de Goiânia, 7 de janeiro de 2017 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, assegurou, no final da tarde desta sexta-feira (06), a convocação de 60 aprovados no último concurso da Guarda Municipal. Afirmou ainda que está em curso estudo de impacto financeiro que embasará a possível convocação de outros aprovados e também servirá de base para elaboração de um projeto de lei que, enviado à Câmara e aprovado pelos vereadores, aumentará o número de efetivos na corporação.

Gustavo esteve reunido em seu gabinete com o titular da Pasta de Mobilidade e Defesa Social, Coronel Eder Fernandes. Na sequência, recebeu uma comissão formada pelos aprovados que ainda não haviam sido chamados. Estes, por sua vez, receberam informações sobre o quadro de servidores do município. Na Guarda Municipal, o efetivo prevê até 500 homens; 440 estão na folha de pagamento – por isso a disposição do prefeito em convocar mais 60.

Integrantes do chamado “quadro de remanescentes”, os 60 primeiros da lista que serão chamados pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia fizeram o concurso em 2012. Já realizaram o curso de formação e agora devem aguardar os trâmites burocráticos de praxe para a posse – a previsão é que o processo seja concluído em 30 dias.

Retrospecto

No concurso realizado em 2012, 148 candidatos foram reprovados na fase de avaliação psicológica, mas receberam decisão favorável da Justiça para seguirem adiante no processo seletivo.  O concurso para ampliação do quadro de profissionais da Guarda Municipal foi aberto pela prefeitura para preenchimento de 250 vagas. As provas foram realizadas no dia 6 de maio de 2012. Em 2015 foi aprovado também o projeto de Lei nº 085/15, que instituiu o Plano de Cargos e Salários da Guarda Civil Municipal.