Prefeito Gustavo Mendanha empossa novos membros do Conselho Municipal do Idoso

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Enio Medeiros

Aparecida de Goiânia, 22 de fevereiro de 2017 – Foram empossados na manhã dessa quarta-feira (22), os novos membros do Conselho Municipal do Idoso de Aparecida (CMI). A cerimônia, que contou com a presença do O prefeito Gustavo Mendanha, juntamente com a primeira-dama e secretária de Assistência Social Mayara Mendanha, demais secretários e vereadores aconteceu na Centro de Cultura José Barroso.

Ao todo foram empossados 24 conselheiros, sendo 12 titulares e 12 suplentes para o biênio 2017/2018. Os novos conselheiros são compostos pela organização governamental (representados pelas secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação e Cultura, Regulação Urbana e Esporte e Lazer) e sociedade civil. 

“Os conselheiros exercem um papel fundamental de nos fiscalizar, orientar e de nos impulsionar a trabalhar em prol das pessoas da melhor idade. Nos comprometemos a zelar pela promoção e defesa dos direitos dos idosos em nossa cidade para que eles tenham uma participação mais efetiva na sociedade. Queremos valorizar aqueles que tanto contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento e crescimento de Aparecida” ressaltou a secretária de Assistência Social Mayara Mendanha

O CMI é um órgão deliberativo, consultivo, normativo, fiscalizador e atua junto à sociedade na garantia e fiscalização dos direitos dos idosos na cidade de Aparecida, fazendo cumprir o que determina o Estatuto do Idoso.  Entre outras ações, os conselheiros devem zelar pelo cumprimento dos direitos do idoso, promover campanhas de conscientização do processo de envelhecimento que propiciem a integração da pessoa idosa junto à família e à sociedade, a fim de evitar a segregação e os maus tratos.

“A função dos conselheiros é zelar, trazer dignidade e qualidade de vida à todos os idosos. Muitas vezes, eles são vitimas de violência e precisam do nosso apoio e da nossa ajuda, por isso vamos engajar cada vez para buscar a proteção de todos”, frisou o novo presidente eleito do Conselho, Gilmar Pacheco.

Aparecida de Goiânia tem hoje cerca de 36 mil idosos. O município conta com diversas políticas públicas em prol da promoção dos direitos da terceira idade, como a Rede Municipal de Defesa e Proteção do Idoso que é referência no do Centro-Oeste na prestação de serviços de acolhimento e proteção.

A Secretaria de Assistência Social é parceira da rede e atua no desenvolvimento de atividades que contribuem no processo de envelhecimento saudável, no fortalecimento dos vínculos familiares e na prevenção de situações de risco. Cerca de 4 mil idosos estão no Cadastro Único e recebem os benefícios dos programas ofertados pela secretaria. São oferecidas diversas ações como os atendimentos e acompanhamentos psicossocial e jurídico, alfabetização, inclusão digital, prática esportiva, oficinas e etc.

“O nosso desafio é tornar Aparecida uma cidade cada vez melhor e garantir direito para todos. Por isso vamos trabalhar de mãos dadas para construir cada vez mais políticas publicas para a terceira idade. Temos hoje diversas atividades que contribuem para o bem estar dessas pessoas, mas queremos fazer mais. Queremos trazer a tecnologia e a qualidade de vida a todos eles”, afirmou o prefeito Gustavo Mendanha, que em seguida declarou empossados os novos conselheiros dos Idosos de Aparecida. 

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)