Prefeito Gustavo Mendanha empossa novos membros do Conselho Municipal do Idoso

Foto: Enio Medeiros

Aparecida de Goiânia, 22 de fevereiro de 2017 – Foram empossados na manhã dessa quarta-feira (22), os novos membros do Conselho Municipal do Idoso de Aparecida (CMI). A cerimônia, que contou com a presença do O prefeito Gustavo Mendanha, juntamente com a primeira-dama e secretária de Assistência Social Mayara Mendanha, demais secretários e vereadores aconteceu na Centro de Cultura José Barroso.

Ao todo foram empossados 24 conselheiros, sendo 12 titulares e 12 suplentes para o biênio 2017/2018. Os novos conselheiros são compostos pela organização governamental (representados pelas secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação e Cultura, Regulação Urbana e Esporte e Lazer) e sociedade civil.

“Os conselheiros exercem um papel fundamental de nos fiscalizar, orientar e de nos impulsionar a trabalhar em prol das pessoas da melhor idade. Nos comprometemos a zelar pela promoção e defesa dos direitos dos idosos em nossa cidade para que eles tenham uma participação mais efetiva na sociedade. Queremos valorizar aqueles que tanto contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento e crescimento de Aparecida” ressaltou a secretária de Assistência Social Mayara Mendanha

O CMI é um órgão deliberativo, consultivo, normativo, fiscalizador e atua junto à sociedade na garantia e fiscalização dos direitos dos idosos na cidade de Aparecida, fazendo cumprir o que determina o Estatuto do Idoso.  Entre outras ações, os conselheiros devem zelar pelo cumprimento dos direitos do idoso, promover campanhas de conscientização do processo de envelhecimento que propiciem a integração da pessoa idosa junto à família e à sociedade, a fim de evitar a segregação e os maus tratos.

“A função dos conselheiros é zelar, trazer dignidade e qualidade de vida à todos os idosos. Muitas vezes, eles são vitimas de violência e precisam do nosso apoio e da nossa ajuda, por isso vamos engajar cada vez para buscar a proteção de todos”, frisou o novo presidente eleito do Conselho, Gilmar Pacheco.

Aparecida de Goiânia tem hoje cerca de 36 mil idosos. O município conta com diversas políticas públicas em prol da promoção dos direitos da terceira idade, como a Rede Municipal de Defesa e Proteção do Idoso que é referência no do Centro-Oeste na prestação de serviços de acolhimento e proteção.

A Secretaria de Assistência Social é parceira da rede e atua no desenvolvimento de atividades que contribuem no processo de envelhecimento saudável, no fortalecimento dos vínculos familiares e na prevenção de situações de risco. Cerca de 4 mil idosos estão no Cadastro Único e recebem os benefícios dos programas ofertados pela secretaria. São oferecidas diversas ações como os atendimentos e acompanhamentos psicossocial e jurídico, alfabetização, inclusão digital, prática esportiva, oficinas e etc.

“O nosso desafio é tornar Aparecida uma cidade cada vez melhor e garantir direito para todos. Por isso vamos trabalhar de mãos dadas para construir cada vez mais políticas publicas para a terceira idade. Temos hoje diversas atividades que contribuem para o bem estar dessas pessoas, mas queremos fazer mais. Queremos trazer a tecnologia e a qualidade de vida a todos eles”, afirmou o prefeito Gustavo Mendanha, que em seguida declarou empossados os novos conselheiros dos Idosos de Aparecida.