Prefeito Gustavo Mendanha faz visita a parques tecnológico e científico de Israel

Por Thiago Marques

14 de setembro de 2017

Por Thiago Marques

14 de setembro de 2017

Foto: Arquivo pessoal do prefeito Gustavo Mendanha

Diretores receberam grupo de Aparecida que está em missão oficial naquele país e se dispuseram a ajudar na implantação de projetos tecnológicos que venham a ser implantados na cidade

Depois dos primeiros compromissos em TelAviv, o segundo dia da missão do prefeito Gustavo Mendanha em Israel foi na cidade de Berseba, localizada a 105 quilômetros de Jerusalém. Ele e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cleomar Rocha, fizeram visitas técnicas ao Parque Tecnológico da cidade e ao Parque Científico Carasso. Toda a agenda do prefeito em Israel tem sido articulada e acompanhada diretamente pelo embaixador daquele país no Brasil, Yossi Shelley.

No Parque Tecnológico- reconhecido mundialmente pelo seu potencial na criação de ferramentas inovadoras na área da segurança –, Gustavo e Cleomar foram recebidos pelo diretor, Roy Zwebner, que apresentou as diretrizes do local e deu detalhes sobre as empresas que integram aquele espaço. “Podemos dizer que este parque é a base, o alicerce de um grande projeto que este país tem, desde 2011, de transformar Berseba em uma ‘cibercidade’, ou em outras palavras, a cidade responsável por toda a segurança cibernética de Israel. Poderíamos falar até em ‘capital tecnológica’ de Israel”, comentou o prefeito.

Cleomar  Rocha lembrou que o Parque Tecnológico em Bersebatem quatro grandes pilares, ou quatro parceiros: duas empresas privadas, o governo israelense e a Universidade Ben Gurion, que tem mais de 25 mil alunos e que atrai estudantes de todo o país. “A nossa perspectiva é aplicar as soluções exitosas já experimentadas aqui em Israel e reduzir a margem de erro na implementação de nosso parque tecnológico em Aparecida”, ressaltou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Já no Parque Científico Carasso, o grupo deparou-se com inúmeras atividades interativas para o ensino de Ciências para crianças e que abrangem todas as áreas do conhecimento. “Este local é referência mundial quando falamos em ‘preparação’ do público infantil para compreender ciência. E a aposta do país é construir conhecimento. Por isso a importância que eles dão aos ‘primeiros passos’”, explicou Cleomar. O prefeito, por exemplo, teve a oportunidade de conhecer um pequeno automóvel impresso por uma impressora 3D em um dos laboratórios do parque.

“Nas visitas técnicas realizadas nesta quarta-feira, estivemos com os diretores dos dois parques. Ambos se mostraram solícitos em nos auxiliar, de diferentes formas, com alguns projetos que implementaremos em Aparecida”, comemorou o prefeito Gustavo Mendanha. A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, também integra a comitiva que está em missão oficial a Israel.