Prefeito Gustavo participa do 8º Fórum Mundial da Água em Brasília

Por Thiago Marques

20 de março de 2018

Foto: arquivo

O prefeito Gustavo Mendanha participou, nesta segunda-feira (19), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), da abertura oficial do 8º Fórum Mundial da Água. Gustavo esteve no evento – pela primeira vez realizado na América do Sul – a convite da Embaixada de Israel no Brasil. Nesta terça-feira (20) ele permanece em Brasília, onde estará, a partir das 8 horas, na 5ª Conferência Internacional das Autoridades Locais e Regionais – dentro da programação do fórum.

“Ano após ano, Aparecida de Goiânia tem sofrido com problemas relacionados ao abastecimento de água. Represento nossa cidade neste evento e estou em busca de soluções para superarmos estas dificuldades”, disse o prefeito que, em seguida, lembrou que há ruas de terra no município que administra que não podem ser asfaltadas justamente porque faltam as instalações do sistema de fornecimento de água e de esgoto sanitário. Este serviço, vale lembrar, compete à Saneago – Saneamento de Goiás S.A.

O diplomata Yossi Shelley, que ainda nesta segunda-feira receberia o prefeito para reunião de negócios na embaixada, esteve ao lado dele na abertura do fórum. “Há inúmeros projetos neste fórum que utilizam as mais modernas ferramentas e tecnologia de ponta para resolver problemas de escassez de água”, disse o embaixador. “Israel, por exemplo, tem ‘conhecimento de causa’ neste assunto, pois 60% do seu território é formado por áreas desérticas. E a água que temos lá é suficiente para suprir as necessidades da população e ainda abastecer diariamente países vizinhos, como Jordânia e Palestina”, complementou.

“A população de Israel utiliza a água de maneira consciente. Além deste processo de conscientização, também foram utilizadas estratégias como o uso de água esgoto (depois de tratada) na agricultura, e a dessalinização da água do mar”, exemplificou Yossi Shelley.

Saiba mais
Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos. Em Brasília, é organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo governo local — representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa-DF) — e pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Agência Nacional de Águas (ANA).

fórum ocorre a cada três anos e já passou por Daegu, Coreia do Sul (2015); Marselha, França (2012); Istambul, Turquia (2009); Cidade do México, México (2006); Kyoto, Japão (2003); Haia, Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).