Prefeito ouve pleito de trabalhadores da Saúde

Foto: Carlos Alexandre - Secom

Aparecida de Goiânia, 03 de junho de 2013 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), recebeu na tarde desta segunda-feira (03) uma comitiva de representantes dos trabalhadores da Saúde do município. A comitiva, liderada pelo deputado estadual Mauro Rubem (PT), veio apresentar pleitos das diversas categorias.

Estiveram presentes à reunião o vice-prefeito Ozair José, os secretários Paulo Rassi (Saúde), Carlos Eduardo (Fazenda), Geoliano Lima (Administração) e o procurador-Geral do município, Tarcísio dos Santos; além da presidente do Sindicado dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SindSaúde-GO), Maria de Fátima Veloso.

Segundo Maria de Fátima, as reivindicações mais exigidas são a criação de um Plano de Carreira e a convocação dos aprovados em concurso público. “Desde o começo desta gestão a cidade de Aparecida tem passado por mudanças profundas. Falta encontrar uma fórmula que oportunize a equalização salarial dos trabalhadores da Saúde” – conta Maria.

Maguito Vilela se mostrou sensível às propostas e propôs uma visita ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a fim apresentar as demandas do município e propor mudanças nos critérios que servem de parâmetros e definem o quanto cada ente da federação participa na distribuição de recursos, especificamente na pasta da Saúde.

Segundo o secretário Paulo Rassi, mesmo com poucos recursos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conseguiu superar a meta para investimentos em Saúde, que era de 25% da arrecadação. “Em 2012 a Prefeitura de Aparecida gastou R$ 160 milhões com Saúde, cerca de R$ 20 milhões a mais do que com Educação” – pontuou Carlos Eduardo.

“Na área da Educação, tínhamos apenas 07 creches na cidade. Agora estamos entregando 40 CMEIs. O Governo Federal percebeu a necessidade de investimento pesado em Educação nas cidades com alta vulnerabilidade social. Vamos marcar uma audiência e tentar, juntos, fazer o mesmo com relação à Saúde” – explicou  Maguito.

Serra das Brisas

Após ouvir os pleitos dos trabalhadores da Saúde, o prefeito Maguito Vilela se reuniu com os representantes dos moradores dos setores Vale das Brisas e Belo Horizonte, que buscam solução para o problema da regularização de seus lotes. Eles também estavam acompanhados do deputado Mauro Rubem.

Durante a reunião, Maguito lembrou que a única instituição autorizada a desapropriar aqueles loteamentos é a Prefeitura de Aparecida de Goiânia. Explicou que no momento o processo está sub judici por conta de ação ajuizada pelo Governo do Estado, mas que a Procuradoria Geral do Município já apresentou recurso recorrendo da decisão.

“Podem ficar tranquilos. Se perdermos, iremos até o Supremo Tribunal Federal a fim de que tenhamos o ganho desta causa. Uma vez resolvida a questão sobre de quem é competência para a desapropriação, partiremos para a etapa da negociação. E não faremos nenhum acordo que desagrade a parte mais fraca neste processo, que são vocês” – pontuou o prefeito.