Prefeito ouve reivindicações e sugestões de moradores do Setor dos Afonsos e região

Por Rackel Vieira

1 de novembro de 2018

Por Rackel Vieira

1 de novembro de 2018


Foto: Claudivino Antunes

Visando conhecer a fundo as necessidades de Aparecida de Goiânia, o prefeito Gustavo Mendanha está com uma agenda voltada para ouvir e procurar soluções para as demandas da população aparecidense. Dentro desta pauta, o gestor municipal, acompanhado dos secretários da administração, se reuniu, na noite desta quarta-feira, 31, com os moradores, síndicos de condomínios e comerciantes do Setor dos Afonsos e bairros adjacentes. Na ocasião ele ficou sabendo das demandas mais urgentes da comunidade local e aproveitou para informar as principais obras em execução e já executadas nos setores que compõem a região da Vila Brasília.

De acordo com o prefeito Gustavo Mendanha, além do programa Prefeitura em Ação dar oportunidade de andar por cada bairro e apurar de perto suas necessidades, ele se encontrará, a partir de agora, com diversos segmentos da comunidade para que tragam suas demandas. “Estou aqui para ouvir sugestões, reclamações e me colocar à disposição de todos. Esse tipo de ação é muito comum durante o período eleitoral, mas é muito importante que o gestor municipal esteja presente no dia-a-dia da população para que possa conhecer a realidade de cada um e buscar melhorar, dentro das possibilidades, a vida dos moradores”, destacou.

Gustavo explica que há situações que demandam mais recursos e tempo, mas às vezes alguém tem uma boa ideia que facilita a resolução de um determinado problema. “Aparecida possui, atualmente, mais de 600 mil de habitantes e temos realizado, por meio de parcerias com os governos federal e estadual, obras importantes e necessárias para nossa cidade, em todas as áreas e pagando funcionalismo e fornecedores em dia, mesmo com uma arrecadação baixa. E mesmo com esse volume de benefícios em implantação, como o Hospital Municipal, UBS´s, asfalto, praças e no social, quero acertar ainda mais, por isso estou aqui hoje e fiz questão de trazer meus secretários, para que me acompanhassem e anotassem todas as reivindicações”, explicou.

A moradora do setor dos Afonsos, Carmen Lucia Santana da Costa Marrom, 30, participou da audiência com o prefeito e parabenizou a iniciativa. “Eu quero parabenizar o prefeito por essa atitude de vir até o povo para ouvir nossas reivindicações. É a primeira vez que vejo um prefeito com tamanha disposição de melhorar nossa cidade e com muita humildade para nos ouvir. É uma oportunidade de sermos atendidos, estou maravilhada com essa visita. Lógico que muita coisa precisa melhorar, mas tem muita coisa boa acontecendo também e temos que reconhecer”, disse.

Demandas

Entre os problemas passados pelos moradores, estavam relacionados à sinalização de trânsito, mobilidade, segurança, iluminação pública, saúde, educação, cultura e esporte. Com a ajuda do vice-prefeito Veter Martins e dos secretários Fábio Passaglia (Desenvolvimento Urbano), Ricardo Teixeira (Articulação Política), Luziano da Costa (Mobilidade e Defesa Social), Adriano Montovani (Meio Ambiente), o prefeito anotou cada pedido e destacou as principais obras que serão realizadas e as que já iniciaram no setor.

Mobilidade: Com objetivo de desafogar o cruzamento da Avenida São Paulo com a Rua Tapajós, na Vila Brasília, a Prefeitura de Aparecida está construindo um o viaduto João Antônio Borges. A obra está em fase de conclusão e a previsão é que até o final de novembro seja inaugurada. Para melhorar ainda mais a situação do trânsito na região, a administração de Aparecida estuda uma parceria com a Prefeitura de Goiânia para verem uma melhor forma de melhorar o trânsito na rotatória próximo ao Correios. A intenção é que tudo seja resolvido e entregue junto a Trincheira.

Sinalização: Sobre a sinalização, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) está realizando um trabalho de recapeamento das ruas da cidade e a prioridade é sinalizar essas vias. Para amenizar a situação dos moradores do setor Vila Brasília e região, a equipe de revitalização irá trabalhar em duas etapas, a primeira será realizada ainda neste semestre nas ruas recém recapeadas e nos locais mais movimentados e mais propício a acontecer acidentes, e o restante das vias será atendido no início do próximo ano. Além disso, atualmente Aparecida conta apenas com duas equipes para tomar conta de toda a cidade, para dar maior agilidade nos serviços, está previsto a contratação de mais servidores para atuar na sinalização.

Segurança: Para contribuir com a segurança pública do município, a Prefeitura de Aparecida vai ampliar, de 54 câmeras videomonitoramento, para mil. “As câmeras serão instaladas em todos os cantos da cidade, estamos contratando o que há de melhor em um sistema de inteligência e teremos um software que fará dois tipos de leitura – reconhecimento facial e leitura de placa de automóvel. Mesmo não sendo obrigação do município, utilizaremos a inteligência e tecnologia para contribuir com a segurança da cidade”, salientou o prefeito Gustavo Mendanha. “Aparecida conta com mais 300 prédios públicos, além de praças e parques que precisam ser protegidas e isso é a real função da Guarda Civil Municipal (GCM). A responsabilidade de cuidar da segurança da população nas ruas é do Governo do Estado”, justificou.

Iluminação: Além de seguir um cronograma de manutenção das lâmpadas da cidade e implantação de postes, por meio do Projeto Cidade Inteligente, o prefeito explicou que será iniciada, em breve, a implantação de lâmpadas de Led em todos os parques e praças da cidade. As novas lâmpadas tornará a iluminação mais eficiente e gerará economia para o município, além de embelezar a cidade.

Saúde: Apesar da situação precária da saúde no Brasil, Aparecida de Goiânia tem investido nessa área. O gestor anunciou aos moradores que além das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), será inaugurado em dezembro o Hospital Municipal, expandindo ainda mais a saúde no município. “Além disso, nós contratamos a consultoria do Sírio-Libanês para capacitar os servidores de todas as nossas unidades de saúde. Também vamos estudar uma área pública na região do Setor dos Afonsos para construção de mais uma UBS”, informou o prefeito.

Esporte: Nos primeiros dois anos da atual gestão, 19 praças foram construídas com equipamentos de ginástica e pistas de caminhadas. Aparecida possui cerca de 40 núcleos esportivos, um Centro Olímpico que atende em média de 800 pessoas. A estrutura do local oferece diversas atividades como capoeira, caratê, natação, hidroginástica, caminhada orientada, entre outras. Para a região, a intenção é reformar a praça do setor Vila Brasília, incluir “parquinho” para as crianças e uma Academia da Terceira Idade.

Educação e Cultura: Visando promover cultura e lazer na cidade será criado uma orquestra sinfônica do município, promoção de festivais de música e dança, além de incentivar a leitura por meio do projeto Geladeira Literária que leva livros pontos estratégicos onde será mais bem usufruído.

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)