Prefeito participa de reunião do Fórum de Mudanças Climáticas com presidente da República

Por Thiago Marques

12 de junho de 2017

Por Thiago Marques

12 de junho de 2017

Foto: Rodrigo Estrela

Aparecida de Goiânia, 12 de junho de 2017 – Como representante da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, participou, nesta segunda-feira (12), da primeira reunião do ano do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FMBC), realizada no Palácio do Planalto com o presidente Michel Temer e com os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e José Sarney Filho (Meio Ambiente), além de outros integrantes do governo federal. Gustavo é um dos vice-presidentes da FNP.

O Fórum é uma instância mista, com representação da União, estados, municípios, universidades, setor privado e de diversas organizações da sociedade civil. É presidido por Temer. A atuação de Gustavo Mendanha na reunião teve como foco os trabalhos da Câmara Temática de Cidades e Resíduos do FMBC. Coordenadores das demais câmaras também estavam por lá.

“Os prefeitos têm papel importante não somente nas discussões, mas principalmente na implementação dos projetos e programas para a mitigação das mudanças climáticas”, disse, na reunião, o prefeito de Aparecida, lembrando ainda que, em dezembro de 2015, centenas de prefeitos brasileiros participaram da 21ª Conferência de Paris, quando líderes de 195 nações buscaram um acordo que, entre vários objetivos, buscava dar aos países capacidade de lidar com os impactos decorrentes das mudanças climáticas.

O Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas recebeu da Presidência da República a missão de desenvolver, em função do Acordo de Paris, estratégias locais no bojo das discussões sobre as mudanças climáticas. O fórum então criou as Câmaras Temáticas setoriais. A de Cidades e Resíduos, da qual a Frente Nacional dos Prefeitos faz parte, busca identificar medidas que os municípios brasileiros podem implementar e que podem ser potencializadas pelo governo federal.

“A densidade populacional nas nossas cidades tem aumentado sistematicamente. Hoje, aproximadamente 85% da população já está em áreas urbanas, podendo chegar a 91% nos próximos anos. Este percentual permite-nos vislumbrar problemas na área de infraestrutura que nos desafiarão a investir grande parte de nossos esforços em setores como transporte e mobilidade, visando a redução na emissão de gases”, pontuou Gustavo Mendanha.

“Essa discussão passa também pela gestão dos resíduos sólidos, pela eficiência energética e, principalmente, pelo investimento maciço em educação para mudança cultural de nossa sociedade. Mudança esta que deverá ser constatada nos padrões de consumo de energia, na geração e tratamento de resíduos sólidos e, principalmente, na forma de sua mobilidade urbana. O aquecimento global, por exemplo, é apenas um item da nossa agenda local. Os efeitos das mudanças climáticas representam um problema real”, acrescentou o prefeito.

“Nós, prefeitos, nos comprometemos a lutar ao lado do Governo Federal. E contamos com o Governo Federal dando-nos o apoio técnico e financeiro, pois os municípios já não suportam mais assumir responsabilidades sem a devida contrapartida financeira”, encerrou Gustavo Mendanha.