Prefeito pleiteia mais câmeras de monitoramento e helicóptero para a Guarda Municipal

9 de maio de 2017

Foto: Arquivo Secom

Aparecida de Goiânia, 26 de março de 2014 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), se reuniu às 15h desta quarta-feira (26) com a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, em Brasília para pedir mais câmeras de monitoramento para o município. Projeto é uma parceria entre o município e o Ministério da Justiça e tem diminuído consideravelmente as estatísticas de violência na cidade.

Também participaram da reunião o secretário de Defesa Social e Guarda Municipal, Sargento Cachoeira, e o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), coronel Raúl Coutinho O colegiado existe há cerca de dois anos e delibera acerca de todos os temas relativos à Segurança Pública no município, em parceria com as polícias Civil e Militar, Samu, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

Maguito reiterou à secretária a necessidade do prosseguimento ao plano municipal de Defesa Social. Hoje a cidade conta com 50 câmeras instaladas. Estão sendo instaladas cerca de 10 câmeras em cada um das 72 unidades escolares do município. “A aquisição destas novas câmeras trará uma enorme sensação de segurança entre os pais e alunos de nossa cidade” – pontua Maguito.

Além das câmeras foi apresentada à secretária a necessidade de aquisição de um helicóptero de pequeno porte para reforçar as ações de emergência da Guarda Municipal de Aparecida. Regina se mostrou sensível aos dois pleitos e de imediato se disponibilizou  a ajudar. “Ela se mostrou favorável ao pedido de aquisição da aeronave. Disse que várias cidades tem feito o mesmo” – conta  Raúl Coutinho.

As câmeras já instaladas na cidade são dividadas em cinco ilhas, cada uma com 10 câmeras, em áreas com grande fluxo de pessoas e trânsito próximas a agências bancárias, lotéricas, shoppings, comércio, faixas de pedestres, terminais e pontos de ônibus. “As câmeras tem se mostrado uma excelente ferramenta na solução de vários crimes e acaba sendo fator inibidor à criminalidade” – garante Sargento Cachoeira.

Os parâmetros foram definidos com foco no mapeamento dos vários tipos de criminalidade previamente feito em campo pelo Serviço de Inteligência da Polícia Militar do Estado de Goiás. Além destas 50 câmeras, a parceria com o Ministério da Justiça também está disponibilizando a instalação de monitoramento em todas as escolas e CMEIS do município.

Aparecida é sede da 2ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP). A unidade é composta por outros 13 municípios goianos e foi dividida em quatro Unidades, cada uma conta com comandos integrados da Polícia Militar e Polícia Civil. As áreas de atuação são a Região Central, incluindo o município de Hidrolândia, com 75 bairros; Região do Cruzeiro do Sul, com 51 bairros; Região do Tiradentes, com 42 bairros e a Região do Santa Luzia, com 27 bairros.