Prefeito pode decretar situação emergência em Aparecida devido à falta d´água

26 de outubro de 2017

26 de outubro de 2017


Foto: Rodrigo Estrela

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia reconhece que o Estado de Goiás vive uma das piores crises hídricas de sua história e que a escassez de água é uma realidade que incomoda a sociedade e ao poder público. Reconhece ainda que o desabastecimento nas residências e nos órgãos públicos do município está insuportável e a falta de informação por parte da Saneago é inadmissível.

Além do incômodo nas residências e no comércio em geral, a prefeitura enfrenta sérias dificuldades em prestar serviços de qualidade à população devido a este problema. Em vários CMEIs, as atividades estão sendo suspensas; em algumas unidades de saúde, o atendimento está comprometido, como na Maternidade Marlene Teixeira, na Vila Brasília; e vários órgãos públicos correm risco de ter que paralisar o atendimento à população. Até as refeições para os servidores da prefeitura foram suspensas por causa da falta de água.

Diante dessa realidade, e depois de uma reunião com o seu secretariado nesta quarta-feira (25), o prefeito Gustavo Mendanha estuda a possibilidade de decretar situação de emergência no município por conta da crise hídrica e do racionamento velado na distribuição de água potável na cidade.

O prefeito determinou em caráter de urgência que os secretários façam levantamento sobre as dificuldades de cada Pasta e, por meio de circular, tem orientado os servidores sobre o uso racional da água nas unidades da prefeitura.

Na reunião com seus secretários, a gerência da Saneago em Aparecida foi chamada a explicar o problema do desabastecimento na cidade. Diante do quadro gravíssimo exposto na reunião, o prefeito Gustavo Mendanha se dirigiu à sede da estatal, em Goiânia, no mesmo dia, quando cobrou medidas imediatas para sanar o problema em Aparecida.

Em conversa com o diretor de Produção da Saneago, Marco Túlio de Moura Faria, ficou acertado que a estatal vai informar com antecedência onde e quando faltará água, além de orientar a população sobre o uso racional do produto para evitar desperdício.

A Saneago disponibilizou cinco caminhões pipas e a prefeitura colocou mais oito veículos para fazer a captação nos poços da estatal em Aparecida e distribuição de água potável nos órgãos públicos, como escolas, CMEIs e unidades de saúde para garantir o atendimento à população.

Quanto ao Ribeirão Lajes, com nascente em Aparecida e que abastece parte da cidade, o prefeito determinou à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) rigorosa fiscalização para impedir a captação irregular de água e a preservação daquele manancial.

Por fim, o prefeito cobrou urgência da Saneago na construção do chamado “Linhão” do Sistema Produtor Mauro Borges – inaugurado recentemente -, única forma de resolver definitivamente o problema em Aparecida.

A prefeitura reconhece que essas medidas não resolvem de imediato o drama vivido pelas pessoas em suas residências que, com o forte calor e escassez do produto, tendem a consumir mais água. Mas cumpre seu papel de tentar amenizar o problema e cobrar das autoridades competentes a solução definitiva para o desabastecimento de água no município.

Aparecida de Goiânia, 26 de outubro de 2017.

 

Prefeito Gustavo Mendanha

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)