Prefeito recebe atleta de Downhill que representará Aparecida no campeonato Brasileiro em 2019

Por Ruslayra Peixoto

5 de novembro de 2018

Por Ruslayra Peixoto

5 de novembro de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

Esporte radical consiste em descer uma montanha o mais rápido possível com diversas irregularidades ou obstáculos

A prefeitura de Aparecida tem investido cada vez mais em projetos que incentivam o esporte e a prática de exercícios físicos. A cidade tem centenas de atletas de diversas modalidades esportivas que representam o município em campeonatos nacionais. O prefeito Gustavo Mendanha, que tem formação em Educação Física e é o maior apoiador dos atletas, recebeu na manhã desta segunda-feira, 5, Filipe Augusto Jacob Silva, um jovem de 17 anos que tem representado a cidade nas competições de Downhill, uma das modalidades do BTT (Bicicleta Todo o Terreno ou Bicicleta de Montanha como é conhecido).

“Aparecida é uma cidade que está em grande desenvolvimento. E com tantos atletas representando o município nos campeonatos regionais e nacionais, é importante que eles sejam valorizados e recebam esse destaque. Querendo ou não, estão atraindo novos olhares para a nossa cidade”, destacou o prefeito que desejou boa sorte para o garoto que irá para São Paulo no ano que vem representar Aparecida de Goiânia em sua oitava competição.

Filipe começou a competir  em 2014 e já trouxe a medalha de ouro 4 vezes para casa. “Poucas pessoas conhecem essa modalidade. No Downhill, cada competidor faz o percurso sozinho onde descemos um morro com vários obstáculos feitos com pedras e tablados de madeira, o que proporciona ainda mais adrenalina”, explicou.

Filipe está no segundo ano do Ensino Médio e por isso a rotina de estudos e treinos é puxada: durante a semana treina resistência física e no final de semana se dedica integralmente ao esporte radical. “No ano que vem vou participar da Competição Brasileira de Downhill, uma das competições mais importantes e esperadas. Terão competidores de todos os lugares do Brasil e se Deus quiser eu vou trazer mais esse troféu para a nossa cidade”, destacou.

Modalidade

O Downhill é uma modalidade do BTT (Bicicleta Todo o Terreno ou Bicicleta de Montanha como é conhecido) que consiste em descer o mais rápido possível um determinado percurso com diversas irregularidades ou obstáculos de uma dada montanha. É um  esporte que está em contato direto com a natureza com muita aventura e adrenalina. Os trajetos têm a distância de aproximadamente 4 km e podem alcançar uma velocidade de 80 km/h. Ao longo de uma prova de Downhill, o ciclista enfrenta uma série de obstáculos, naturais ou artificiais, desde curvas muito apertadas e rampas estratégicas, tudo para testar a velocidade de reação e capacidade de concentração do competidor.