Prefeito recebe comitiva de Cingapura

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 15 de Abril de 2013 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), recebeu na tarde desta segunda-feira (15) uma comitiva de representantes da empresa Jurong Internacional, de Cingapura, que atua em 147 cidades de 42 países. A holding é especializada em planejamento e gestão de projetos de infraestrutura e pretende atuar na cidade.

O grupo já concluiu cerca mais de 1,5 mil projetos de várias naturezas, como terminais de armazenagem de granéis, líquidos, logística para indústria química, parques industriais, tanques de armazenamento e até de construção e infraestrutura naval, todos de grande porte. “Temos muito interesse em atuarmos em Aparecida” – conta o consultor Sérgio do Carmo.

O deputado estadual Daniel Vilela (PMDB) também esteve presente e participou da reunião, juntamente com os secretários Marcos Alberto Luiz de Campos (Indústria, Ciência e Tecnologia), Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos), Euler de Morais (Governo e Integração Institucional) e Afonso Boaventura (Planejamento).

Raphael Chua Teek Lee, diretor de Planejamento da Jurong conta que Cingapura – que tem a mesma extensão de Goiânia – até os anos 60 não tinha equipamentos urbanos como asfalto, esgoto e transporte urbano e que hoje é referência mundial em qualidade de vida e contém um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do planeta.

“Temos muito pouco espaço em nosso país. Com isso, nós não podemos nos dar ao luxo de errar. Todos os espaços urbanos são muito bem planejados a fim de que cidadãos, empresas emeio ambiente coexistam de forma harmônica. A cidade de Aparecida, está em nosso planos pela sua localização e pela imensa capacidade de logística que oferece” – conta Teek Lee.

“Em breve Aparecida contará com campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) com 8 diferentes cursos de Engenharia, formando mão-de-obra extremamente qualificada. A capacidade logística também será fortalecida com a construção do aeroporto executivo. Essa parceria poderia se dar na criação do nosso Polo Tecnológico” – afirmou o prefeito.

A holding possui cinco estaleiros de alta tecnologia em seu país de origem – cuja construção foi baseada na utilização dos mais modernos conceitos de estruturas navais – e já recebeu em novembro de 2008 o prêmio OHSAS 18001 por sua saúde global e sistemas de gestão de segurança. No Brasil, presta serviços à Petrobras desde 1996.

“Aparecida já possui um parque industrial diversificado. Está servida de indústrias alimentícias, químicas, de metalurgia e de logística. Uma área já está destinada ao projeto do Polo Tecnológico. Temos muito interesse em fazer com que este polo seja referência e que traga todos os benefícios possíveis a Aparecida” – conta Maguito.

A comitiva deverá se reunir novamente com o secretário Marcos Alberto até a próxima quarta-feira (17) já com uma carta de intenções e propostas mais detalhadas. “É lógico que o prefeito tem o interesse naquilo que for melhor para a cidade. Vamos aprofundar relações e fazer um estudo detalhado” – conta o secretário de Indústria e Tecnologia.

Cingapura é uma cidade-estado que adota como sistema político a República Parlamentarista. Está situada no sudeste asiático e tem aproximadamente cinco milhões de habitantes. Há quatro línguas oficiais: inglês, chinês, malaio e tâmil. A população é formada por descendentes de chineses, malaios e indianos.

Embaixada

O grupo de empresários esteve em Brasília acompanhando o ministro dos Negócios Estrangeiros e da Justiça de Cingapura, K. Shanmugam, para uma série de reuniões bilaterais com intuito de trazer ao Brasil a primeira Embaixada de Cingapura da América Latina.