Prefeito representa FNP em congresso nacional de gestão municipal

9 de maio de 2017

Foto: Assessoria/FNP

Aparecida de Goiânia, 12 de dezembro de 2012 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), que também é vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para Assuntos das Cidades Populosas com Alta Vulnerabilidade Socioeconômica, representou a frente hoje, 12, durante a abertura do  Congresso Brasileiro de Gestão Pública Municipal e da XIII Conferência das Cidades Frente Parlamentar Mista, realizados simultaneamente no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Os dois eventos são promovidos pela Frente Parlamentar Mista para o Fortalecimento da Gestão Pública, com apoio da Comissão de Desenvolvimento Urbano e a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados.

O objetivo, segundo os organizadores, é mobilizar e motivar os prefeitos e prefeitas eleitos e reeleitos em 2012 para a construção de uma nova administração pública municipal. “A nova administração pública de que se fala é focada na cidadania responsável. O cidadão, que paga seus impostos, precisa e quer um atendimento de resultados e nós gestores precisamos trabalhar com empenho e até mesmo criatividade para suprir todas essas demandas mesmo diante de entraves comuns aos municípios, como arrecadação”, enfatizou o prefeito Maguito Vilela.

Segundo o prefeito, tanto o congresso como a conferência são uma oportunidade de aperfeiçoar os debates sobre a gestão pública a nível municipal, trazendo as dificuldades enfrentadas no dia a dia pelos municípios à tona. “Esse tipo de debate ajuda a apontarmos vários caminhos possíveis para quem enfrenta problemas semelhantes, inclusive para os Estados e União. Portanto a FNP apóia a iniciativa e eu faço questão de participar pelo menos neste primeiro dia”, enfatizou o peemedebista, lembrando que não poderá participar do encerramento dos dois eventos amanhã, 13, pois estará participando da solenida de diplomação em Aparecida.

PROGRAMAÇÃO – Com o tema ‘Gestores Municipais construindo um novo Brasil’, o evento pretende ser uma oportunidade eficaz para incentivar a integração, inovação e criatividade entre os administradores municipais na busca compartilhada de soluções locais para a superação dos desafios nacionais. Durante os dois dias de atividades, serão realizadas palestras e painéis informativos sobre providências a serem tomadas no início de mandato e as novas técnicas de gestão e políticas de Mobilidade Urbana.

Também serão abordados temas relevantes à integração do município com os programas e ações do Governo  Federal, como legislação  básica  para  os gestores  públicos,  orientação  quanto  ao planejamento  e gestão  do município,  financiamento  público  e  prestação  de contas, relação  com  o  parlamento  e lideranças partidárias e recomendações especiais para os primeiros 100 dias de governo.

Os participantes serão presenteados com o Guia da Boa Gestão do Prefeito, que oferece informações sobre como facilitar a rotina e os procedimentos do dia-a-dia de uma prefeitura. “É de extrema importância que os novos gestores aproveitem o momento para se familiarizarem aos assuntos da administração municipal para poderem realizar uma boa gestão”, considerou o prefeito reeleito de Aparecida de Goiânia, referindo-se especialmente aos prefeitos e prefeitas que assumirão o cargo de gestão pela primeira vez.