Prefeito se encontra com beneficiários do Bolsa Família da Região Leste

9 de maio de 2017

Foto: Fabiano Araújo

Aparecida de Goiânia, 28 de maio de 2013 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), se reuniu na tarde desta terça-feira (28) com famílias moradoras do Retiro do Bosque e redondezas, que são inscritas em programas sociais, durante o II Encontro da Região Leste das Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família.

O objetivo foi tirar dúvidas e repassar diretamente aos interessados as informações sobre o Cadastro Único (CadÚnico), que seleciona beneficiários para programas sociais como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Estiveram presentes o vice-prefeito, Ozair José, e os secretários Domingos Pereira (Educação), Carmem Sílvia (Assistência Social), Euler de Morais (Governo e Relações Institucionais), Adriano Montovani (Trabalho, Emprego e Renda) e Paulo Rassi (Saúde); além da superintendente da Mulher, Adriana Silveira.

Também marcaram presença a superintendente pedagógica da Secretaria de Educação, Vânia França, o diretor do Sesi/Senai de Aparecida de Goiânia, Adair Prateado, o diretor da Escola Senai Celso Charuri, professor Marcos Mariano, e a coordenadora do Centro de Assistência Social (Cras) do Internacional Park, Ângela Beatriz.

A abertura contou com a execução do Hino Nacional e da cidade de Aparecida de Goiânia pela banda do Peti Riviera – cantados por alunos da Escola Municipal Retiro do Bosque – e com apresentações de dança. “É inadmissível que se façam boatos tão irresponsáveis como este acontecido recentemente sobre o fim do Bolsa Família” – desabafa Carmem Sílvia.

Segundo a operadora master do Programa Bolsa Família – Educação, Maria Auxiliadora Rocha, os encontros passaram a ser regionais por determinação da Secretaria de Assistência Social, que tinha a intenção de qualificar e tornar sua ação mais eficaz, descentralizando o atendimento, tornundo-o mais direto à população.

“Tenho orgulho em perceber como ações que tive enquanto governador continuam ajudando tanta gente. Eu e o então secretário especial de Solidariedade Humana, Euler de Morais – que hoje está na Secretaria de Governo – distribuíamos mensalmente uma cesta básica com 28 kg de alimentos, além de pão e leite diariamente. Mais tarde nossas ideias ajudaram a criar o programa Bolsa Família” – conta Maguito.

Cadastro Único

A fim de identificar e caracterizar famílias de baixa renda nos municípios brasileiros, o Governo Federal criou o Cadastro Único (CadÚnico). Após a  coleta de dados, o sistema informatizado faz um mapa socioeconômico que serve como parâmetro na formulação e implementação de políticas públicas para diminuição da vulnerabilidade social.

O CadÚnico seleciona beneficiários para programas como o Bolsa Família, Peti, Carteira de Idoso, isenção das taxas em concursos públicos e vestibulares, Minha Casa Minha Vida, ProJovem Adolescente, Tarifa Social de Energia Elétrica, Pronatec/BSM, desconto no INSS para donas e donos de casa, Telefonia Popular, Passe Livre para pessoas com deficiência e a Carta Social.