Prefeito se reúne com presidente do FNDE para agilizar andamento de obras de CMEIs em Aparecida

Foto: Valéria Pettersen

Fundo Nacional de Desenvolvimento se comprometeu a liberar o mais rápido, pagamentos que estão em atraso. Cinco CMEIs já estão prontos.

Aparecida de Goiânia, 29 de maio de 2013 – O prefeito de Aparecida de Goiânia Maguito Vilela (PMDB) se reuniu na tarde desta quinta-feira, 29, em Brasília, com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Romeu Welliton Caputo, para solicitar a liberação de recursos para construção de novas escolas no município e, principalmente, para conclusão dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) que já estão prontos para serem inaugurados em Aparecida.

“Os CMEIs são o alicerce da educação de nossas crianças. É aqui que elas irão se preparar para traçar novos caminhos no futuro e enfrentar os desafios do mundo”, destacou. O prefeito requereu ainda a construção de três novas escolas em Aparecida (Chácara São Pedro, Jardim Riviera e Jardim dos Ipês), além do pagamento de sete quadras poliesportivas e 15 CMEIs que estão em fase de conclusão. O presidente do FNDE expediu o pagamento de algumas solicitações e se comprometeu a liberar o mais rápido possível o andamento de outras.

Além dos 16 CMEIs que utilizam a técnica canadense, Aparecida também receberá novas unidades convencionais, totalizando 43 novos Centros Municipais de Educação Infantil e um investimento de cerca de R$ 65 milhões do Governo Federal e do Tesouro Municipal. Todo esse investimento vai gerar mais de 5,1 mil novas vagas para as crianças do município.

Depois da entrega do CMEI Serra Dourada em 1º de abril, os próximos CMEIs serão inaugurados no Setor Papillon Park, no dia 3 de junho, Jardim Tiradentes, Setor Araguaia, Santo André e Setor Garavelo. Este último, inclusive, já está em funcionamento. “O intuito dessa reunião é concluir o que ainda falta para inaugurarmos o mais rápido possível esses CMEIs”, ressaltou o secretário Domingos Pereira, que também participou da reunião.

Na ocasião, o presidente do FNDE convidou o prefeito Maguito Vilela para o evento de assinatura do Termo de Metodologia Inovadora, à 1.500 obras de CMEIs, no Palácio do Planalto, com a presença da presidenta Dilma Rousseff. Aparecida foi a primeira cidade do país a receber a tecnologia canadense que permite celeridade e rapidez na construção, com modernização, conforto e segurança.

Também participaram da reunião em Brasília, a secretária de Projetos e Captação de Recursos, Valéria Pettersen e o Superintendente Financeiro da Educação, Nelson Andraschko.

Matrículas em CMEIs – Após pedido da Câmara de Vereadores e da diretora do Juizado da Infância e da Juventude de Aparecida de Goiânia , juíza Stefane Fiúza Cançado Machado, o prefeito Maguito Vilela se reúne nesta sexta-feira, 30, pela manhã, com o secretário de Educação, Domingos Pereira para tentar novas fórmulas de acesso da população ao sistema de matrículas nos CMEIs em Aparecida. Atualmente, o único método para efetuar a matrícula é por meio do Telematrícula e pela Internet. Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação estudam uma maneira simplificada de a população de baixa renda, sem acesso a esses dois modos de matrícula, garantir vagas em creches e CMEIs do município.