Prefeito Vilmar autoriza construção de oito bueiros para melhorar mobilidade em Aparecida de Goiânia

Por Rackel Vieira

22 de janeiro de 2024

Por Rackel Vieira

22 de janeiro de 2024

Foto: Claudivino Antunes

Ordens de serviço para início das obras foram assinadas pelo gestor na tarde desta segunda-feira (22)

Começou a ser colocado em prática o projeto de Reestruturação Viária na Bacia do Ribeirão Santo Antônio II, que interligará diversas vias em Aparecida de Goiânia, proporcionando melhorias na mobilidade dos cidadãos aparecidenses. As ordens de serviço para execução do projeto foram dadas na tarde desta segunda-feira, 22, na sala de reuniões da Cidade Administrativa, pelo prefeito Vilmar Mariano.

O projeto inclui a construção de oito bueiros celulares em diferentes pontos da cidade, como Parque e Jardins, Independência Mansões, Candido de Queiroz, Nova Olinda, Rosa dos Ventos, Jardim Florença, Expansul e entre o Polo Goiás e Residencial Astória.

Os bueiros, que serão construídos com obras de infraestrutura, terraplenagem, drenagem, pavimentação, calçamento, paisagismo e sinalização, vão proporcionar um deslocamento mais eficiente e histórico para os moradores, segundo o prefeito Vilmar Mariano.

“Vamos melhorar a mobilidade dos condutores e pedestres que há décadas precisam deslocar quilômetros para atravessar até seus destinos. Agora isso será resolvido. Os bueiros vão permitir a construção de vias para a interligação de bairros, ampliando as opções de deslocamento e reduzindo o fluxo de veículos nas regiões contempladas,” destacou o gestor.

Os contratos com as empresas que executarão os serviços têm vigência de um ano, com prazo de seis meses de execução das obras. O investimento total do município será de R$ 15,8 milhões, viabilizado por meio de financiamento com a Corporação Andina de Fomento (CAF).

Na ocasião, o prefeito anunciou um investimento adicional de R$ 152 milhões para pavimentação asfáltica em 21% das ruas da cidade que ainda não conta com esse benefício. “Com esse recurso vamos resolver essa pendência. Daremos início ao processo licitatório que marcará a história de Aparecida, realizando o sonho de todos os moradores da cidade de terem suas ruas asfaltadas,” reiterou o chefe do executivo municipal.

O secretário de Infraestrutura, Mario Vilela, explicou que os bueiros são como “pontes pré-moldadas” que contemplarão todo o município, interligando bairros. “Vai ser adquirido neste primeiro momento as aduelas de concreto e, conforme o período chuvoso estiar, vamos iniciando as obras para garantir a segurança e eficácia do projeto”, salientou o secretário.

O vereador Isaac Martins expressou otimismo em relação aos benefícios do projeto para a cidade. “Isso vai trazer um benefício enorme, agilizando e melhorando o tráfego interno dentro da nossa cidade. O prefeito Vilmar tem preparado um pacote de obras que será dado ordem de serviço por toda nossa cidade, então é notório que este é um governo que vem dando certo, é um governo que vem dando continuidade ao que foi pensado, sonhado por Maguito, Gustavo e Vilmar tem dado sequência. E quem ganha é a cidade e todos seus moradores”, comentou.

O vereador Hans Miller, que também testemunhou a assinatura das ordens de serviço, mostrou entusiasmo com o andamento das obras. “Estamos animados com tudo que vamos presenciar em Aparecida. A gente fica feliz de ver o ritmo das obras acontecendo”, ressaltou o parlamentar na presença dos vereadores do município Camila Rosa, Amendoim, Diony Dery, Fábio Ideal, Marcos Miranda, Aldivo Araújo, além do vereador por Goiânia, Dr. Gian Said (MDB) que também demonstrou apoio a iniciativa.

Confira as vias que serão interligadas através do Programa de Reestruturação Viária na Bacia do Ribeirão Santo Antônio II:

Bueiro 1: Interligará a Rua Gabriel Junqueira, no setor Serra Dourada III com a rua Uberaba, no Bairro Vera Cruz;

Bueiro 2: Interligará a Rua 44, no Bairro Independência Mansões com a Rua Antônio Fidélis Soares, no Setor Pontal Sul;

Bueiro 3: Implantação da via e transposição do Córrego Tamanduá que interligarão a Rua 24 com a Rua 28, no Residencial Cândida de Queiroz;

Bueiro 4: Interligará a Rua 112, no Bairro Nova Olinda, a Rua 01, no Loteamento Parque Itália;

Bueiro 5: Interligará a Avenida Hebert Moraes Ribeiro com a Rua Amir Sabag, no Setor Rosa dos Ventos;

Bueiro 6: Interligará a Rua 06, no Polo Empresarial Goiás, com a Rua Nelson
Toledo Silveira, no Residencial Astória;

Bueiro 7: Interligará a Rua 009, no Setor Residencial Campos Elíseos, com a Avenida Itália, no Jardim Florença;

Bueiro 8: Interligará a Rua Guará, no Setor Expansul, com a Avenida Caiapós, no Jardim Eldorado.