Prefeito Vilmar e secretário Renato Brum dialogam sobre parceria para segurança pública

Por Rafael Freitas

23 de maio de 2023

Por Rafael Freitas

23 de maio de 2023

Foto: Wigor Vieira

O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, recebeu na manhã desta terça-feira, 23, o secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás, Coronel Renato Brum. O encontro ocorreu na Cidade Administrativa Maguito Vilela. Durante a reunião, Vilmar afirmou que o objetivo é formalizar mais uma parceria entre o município e estado para o ampliação e fortalecimento da segurança pública municipal.

“O Coronel Brum conhece bem nossa cidade e veio abrir diálogo para uma parceria com a nossa cidade. O nosso objetivo é integrar o sistema de videomonitoramento de Aparecida com o serviço de inteligência da PM. Isso fará de Aparecida uma cidade ainda mais segura”, afirmou Vilmar.

Ao conhecer as instalações da Central de Inteligência Tecnológica, onde funcionam as duas centrais de videomonitoramento, o secretário estadual de Segurança Pública, Coronel Renato Brum, afirmou que o sistema é uma importante ferramenta para as forças de segurança para uma rápida resposta para a sociedade.

“Vim conhecer o videomonitoramento com minha equipe e nossa proposta é contribuir com a segurança da cidade. Conheço bem essa cidade e é uma determinação do governador Ronaldo Caiado ampliar os convênios com os municípios. Pelo que estou vendo aqui hoje, Aparecida será referência para outros municípios”, afirmou Brum.

Secretário de Segurança Pública de Goiás conhece instalações do CIT ao lado do deputado estadual, Veter Martins (Foto: Enio Medeiros)

O deputado estadual Veter Martins, que protagonizou o encontro, afirmou que a parceria será fundamental para ações de prevenção e elucidação de crimes. “Agradeço o Coronel Brum que veio conhecer o videomonitoramento de Aparecida com objetivo de selar convênio entre o governo de Goiás e prefeitura para melhorar ainda mais a segurança na cidade”, concluiu.

CIT

O Centro de Inteligência Tecnológica (CIT) de Aparecida de Goiânia abriga duas centrais de videomonitoramento e um moderno Data Center que armazena informações e dados da prefeitura. A cidade de Aparecida conta com mais de 700km de cabeamento de fibra óptica, número acima do que existe em todo o estado de Goiás, e 650 câmeras externas fazem a vigilância em ruas e avenidas. Além disso, Aparecida conta com 2 mil câmeras instaladas em órgãos públicos, como escolas, parques e unidades de saúde que são conectadas diretamente à central.

O Centro de Inteligência Tecnológica (CIT), é modelo de gerenciamento de imagens e dados das mais de 400 câmeras ativas, controladas pelo GGIM. “Com a instalação de câmeras controladas remotamente e a implementação de mais de 750km de fibra óptica, Aparecida apresenta uma diminuição dos índices de criminalidade e vandalismo nas ruas e espaços públicos”, comentou o secretário de Segurança Pública de Aparecida, Roberto Cândido.

Presenças – O encontro contou com a presença dos secretários municipais Einstein Paniago (Fazenda), Sandro Christopher (Ciência, Tecnologia e Inovação), Ozéias Laurentino (Comunicação) e procurador-geral do Município, Fábio Camargo.