Prefeito Vilmar Mariano e presidente da Saneago dialogam sobre obras em Aparecida

Por Rafael Freitas

28 de março de 2023

Por Rafael Freitas

28 de março de 2023

Foto: Rodrigo Estrela

O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, e o secretário de Infraestrutura, Mário Viela, reuniram na manhã desta terça-feira, 28, com o presidente da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago), Ricardo Soavinski. O encontro na estatal teve como objetivo apresentar evolução de obras para universalização da rede de água tratada no município.

Na ocasião, o prefeito pediu celeridade na implantação da rede de água principalmente nos bairros onde a prefeitura está com projeto para execução de pavimentação asfáltica.

“Estamos buscando diálogo para que as obras da prefeitura e Saneago possam caminhar em sintonia no cronograma de obras. A implantação da rede de água possibilita que os bairros sem o asfalto recebam a pavimentação”, lembrou o prefeito.  “É muito importante que as obras caminhem juntas dentro de um cronograma no sentido de garantir o fornecimento de água e infraestrutura viária nos bairros”, completou Mário Vilela.

Equipe de engenharia da Saneago apresentou na oportunidade cronograma de obras que serão concluídas ainda neste ano. “As obras estão em andamento em regiões diferentes e grande parte dos linhões serão concluídos neste ano em Aparecida. Temos avançado em alguns projetos e licitações e estamos trabalhando para alcançarmos resultados que contribuam com a maior cobertura de saneamento na cidade”, afirmou Ricardo Soavinski.

Em dezembro de 2018, 428 mil pessoas contavam com o serviço de abastecimento de água tratada na cidade. No mesmo período de 2022, este número saltou para 494 mil. Atualmente, 83% da população aparecidense já tem o serviço de abastecimento público. A cobertura com esgoto está em 80%, segundo a Saneago.

Dados da 15ª edição do Ranking do Saneamento, divulgado pelo Instituto Trata Brasil e GO Associados no dia 20 de março mostra que Aparecida de Goiânia evoluiu no serviço de saneamento básico nos últimos anos. A cidade deixou a 77ª colocação, em 2017, para ocupar a 52ª, em 2022.