Prefeito Vilmar Mariano inaugura pista de skate do Parque das Nações

Por Allan David

27 de janeiro de 2024

Foto: Enio Medeiros

Espaço esportivo construído na atual gestão é equipado com obstáculos e rampas para a prática da mobilidade tanto por iniciantes como atletas já experientes no skateboarding

A Prefeitura de Aparecida, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, entregou à população nesta sexta (26) a mais nova pista pública de skate da cidade, construída na Praça Samuel Nunes de Meira, no Parque das Nações.

Com investimento de R$ 509,5 mil, sendo R$ 250 mil oriundos da União, via emenda parlamentar do deputado federal Professor Alcides, e R$ 259,5 mil de contrapartida da Prefeitura, a gestão municipal construiu a pista num espaço de 1,4 mil metros quadrados.

O novo equipamento público possui vários obstáculos próprios da prática de skate, como quarter pipe, pirâmide e spine gap, além de rampas e bowl. E ainda na infraestrutura da pista, os usuários contam com arquibancada, palco, refletores em LED e estacionamento.

“Isso aqui não é só uma pista de skate, é um sonho realizado. O que antes era aqui um espaço ocioso, que servia de depósito de entulho, hoje virou essa pista bonita, que entregamos para a nossa juventude. Esse é objetivo da nossa gestão: cuidar das pessoas em primeiro lugar”, disse o prefeito Vilmar Mariano.

Um esporte sem fronteiras

Carlos Henrique, representante da comunidade skatista de Aparecida, agradeceu pela entrega da pista. “O skate é mágico, é terapia, é sensacional. O skateboarding não tem barreiras”, declarou Carlos, praticante do skate há 33 anos.

O estudante universitário Vinícius Alcântara, de 23 anos, aprovou a estrutura da pista. “É muito importante ter esse tipo de pista assim, aberta, porque aí todo mundo pratica junto, e dá mais visibilidade ao skate. De forma geral, eu gostei bastante”, avaliou o jovem, que pratica skate desde 2018.

Foto: Brunno Moreira

Secretário de Esportes, Gerfeson Aragão enalteceu a iniciativa da gestão Vilmar Mariano de investir em iniciação esportiva. Ele adiantou que mais obras semelhantes estão por vir. “Pode ter certeza que já a partir de agora e nos próximos três, quatro anos, Aparecida terá de 15 a 20 pistas de skate.”

O vereador Diony Nery, que mora na região do Parque das Nações e acompanhou a obra desde o início, destacou os benefícios que a pista de skate trará à juventude. “São jovens que agora têm um local seguro, bem equipado para se encontrar e curtir o skate, que hoje é um esporte olímpico”, resumiu o parlamentar.

Foto: Enio Medeiros

Também participaram da inauguração da pista os vereadores Arnaldo Leite, Amendoim, Isaac Martins, Erivelton Contador e Camila Rosa, além do deputado estadual Veter Martins. “Parabenizo aqui ao prefeito Vilmar e ao secretário Gerfeson por realizar esta obra tão importante e que será usada pelas crianças, jovens e adultos de nossa cidade que são amantes do skate. O esporte em Aparecida tem ganhado destaque em todas as modalidades”, sublinhou o parlamentar.