Prefeito Vilmar Mariano participa de Caminhada Ecológica na região da Vila Brasília

Por Thiago Oliveira

20 de maio de 2023

Por Thiago Oliveira

20 de maio de 2023

Foto: Claudivino Antunes

Ação promove a conscientização da importância de preservar a natureza e fecha os eventos do Mooca 2023. Manhã finalizou com plantio de mudas nativas do cerrado às margens do Córrego Pipa

O Prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, participou na manhã deste sábado, 20, da 10ª edição da Caminhada Ecológica, que finaliza o Movimento Científico e Cultural de Aparecida (MOOCA), promovido pela Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e o Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan).

A concentração começou logo cedo, às 8h, com estudantes, secretários municipais, moradores e a comunidade acadêmica em frente a universidade. O passeio se seguiu por aproximadamente 2 km na região da Vila Brasília, saindo da faculdade em direção ao Córrego Pipa e encerrou com o plantio de mudas típicas do cerrado.

“Estamos trabalhando pelo meio ambiente de Aparecida e esse passeio evidencia a importância de toda a comunidade, professores e o poder público agirem para conservar o meio ambiente. Ações como essas são importantes para conscientizar do papel da população nos cuidados com a natureza, até porque a ecologia anda junto com a educação”, afirma o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano.

Vilmar Mariano também aproveitou a oportunidade para ressaltar as ações que a Prefeitura tem realizado em prol do meio ambiente em Aparecida de Goiânia. Entre elas, destacam-se a implantação de mais de 150 praças, criação de parques municipais, incentivo a coleta seletiva e descarte correto de lixo e entulho.

O deputado federal Professor Alcides enfatizou a necessidade de unir forças para fazer de Aparecida uma cidade verde. “A nossa missão é cuidar com todo carinho do nosso meio ambiente. Nós voltamos ao córrego Pipa nesta edição para continuar os trabalhos de recuperação da sua nascente”, ressaltou.

O vereador Diony Nery destacou o papel do legislativo municipal para os cuidados com o meio ambiente. “A Câmara Municipal é parceira do prefeito Vilmar Mariano. Eu tenho a certeza de que todos os projetos encaminhados que visam a proteção e o cuidado com a natureza, serão amplamente aprovados pela Casa”, afirmou o parlamentar.

MOOCA

O Movimento Científico e Cultural de Aparecida é um evento realizado em parceria com o Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan). Como parte da programação, foram realizados projetos e oficinas de professores e estudantes da Unifan, que abrangem oferta de atendimentos gratuitos à população nas áreas da Saúde (com 400 consultas médicas e oftalmológicas), Jurídica, Educacional, Empresarial, Contábil, Ambiental e Cultural.

A parceria para realização do Movimento Científico e Cultural inclui a participação das secretarias da Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente, Cultura, Educação, Desenvolvimento Urbano, além da Defesa do Consumidor (Procon) e das Secretarias Executivas de Mobilidade e Trânsito (SMTA) e Turismo e Relações Internacionais.

O pró-reitor da Unifan e secretário de Educação de Aparecida, professor Divino Gustavo, pontuou o sucesso da 18a edição do movimento. “Nesses três dias conseguimos atender quase 30 mil pessoas, com o apoio da Prefeitura de Aparecida, oferecendo atendimentos para as pessoas carentes do nosso município. Essa é uma parceria duradoura e que da frutos”, frisou.

Presentes

Participaram do evento os secretários Cláudio Everson (Meio Ambiente), Marlúcio Pereira (Articulação Política), Sergio Carvalho (SMTA), Tia Deni (Pol. Públicas para as Mulheres), Júlio Mendes (Planejamento e Regulação Urbana) e Erick Magalhães (Cultura). O vereador Diony Nery também esteve presente.