Prefeito Vilmar Mariano sanciona lei que regulamenta instalação de antenas para rede de internet

Por Rafael Freitas

22 de dezembro de 2023

Por Rafael Freitas

22 de dezembro de 2023

Foto: Divulgação

Regramento possibilita modernização, atende o planejamento urbano da cidade e contempla oferta do sinal 5G

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (MDB) sancionou nesta quinta-feira, 21, Lei Complementar º 226/2023, que define os critérios e parâmetros urbanísticos para a implantação de infraestrutura de suporte de redes telecomunicações.

Com base em estudos técnicos, a legislação estabelece regramento para instalações de antenas e demais equipamentos pelas companhias que exploram o serviço. Além disso, define onde e como os equipamentos poderão ser utilizados sem causar impacto negativo para a infraestrutura urbana e população.

“Claro que isso favorece o recebimento do sinal 5G, que já aparece com uma melhor conexão no município. E a legislação específica regras para instalação dos equipamentos que melhoram o sinal de internet na cidade. Isso é muito bom, é mais um avanço”, afirma o prefeito Vilmar Mariano.

O secretário de Planejamento e Regulação Urbana, Júlio César Mendes, afirma que a legislação estabelece condições para o ordenamento urbano e comtempla também a expectativas de modernização das empresas para o sinal 5G.

“A lei estabelece um regramento atualizado, que é de suma importância para o ordenamento urbano do município. Além disso, contempla o setor de tecnologia, possibilitando modernização e uma conectividade mais eficaz, como é o caso do sinal 5G. Essa última tecnologia requer um número maior de antenas distribuídas pela cidade para garantir um sinal de qualidade tanto para os usuários”, afirma Júlio.

A velocidade da internet oferecida pelo 5G é significativamente mais rápida, permitindo uma navegação mais eficiente. As antenas necessárias para sua implementação da tecnologia 5G são menores e podem ser instaladas em locais públicos sem causar poluição visual.