Prefeito Vilmar Mariano sanciona reajuste do piso salarial dos professores

Por Rafael Freitas e Juliana Fulquim

17 de abril de 2023

Foto: Rodrigo Estrela

Assinatura aconteceu na solenidade de lançamento da reforma da Escola Municipal Menino Jesus, no Parque Ibirapuera

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano sancionou nesta segunda-feira, 17, o projeto de Lei Complementar nº 207, que reajusta o Piso Salarial do Profissional de Educação do município, em 14,95%, em conformidade a Lei Federal. O pagamento já será feito na folha deste mês e será retroativo a março deste ano.

“Estou sancionando o piso salarial hoje que será pago reatroativo a março. Estamos cumprindo com o nosso dever e o meu sentimento é de gratidão. Essa é mais uma demonstração de valorização aos nossos professores. Estou honrando com mais um compromisso da nossa gestão”, sublinhou Vilmar.

A sanção do projeto de lei aconteceu durante a solenidade que lançou a reforma da Escola Municipal Menino Jesus, localizada no Parque Ibirapuera, em Aparecida de Goiânia. A unidade passará por uma ampla reforma. As intervenções fazem parte do Programa Cuidar de Nossa Escola é Dever de Todos, e serão investidos cerca de R$ 800 mil.

“Essa é mais uma escola que começa a receber intervenções para proporcionar conforto, segurança e melhor atendimento as nossas crianças. Dentro de 150 dias teremos uma escola diferente, equipada e mais bonita”, afirmou o prefeito Vilmar Mariano.

A unidade escolar tem quase 1,5 mil metros de área edificada. Será feita a reforma completa do telhado e manutenção dos sistemas elétrico e hidrossanitário. Os banheiros receberão novos vasossanitários, pias, torneiras, tomadas, interruptores, lâmpadas e nova fiação.

A escola também vai receber adequações na cozinha, nova pintura e sistema de captação das águas pluviais, que inclui calhas, rufos, canos e caixas de passagens serão revisados e redimensionados.

O secretário Divino afirmou na solenidade que a revitalização vai garantir melhor rendimento no ensino das crianças. “A reforma, além de oferecer maior segurança favorece também a qualidade do ensino-aprendizagem. Com ambiente mais adequado, seguro e preparado, professores e crianças passam a ter melhor rendimento das aulas e isso mostra que estamos investindo na educação”.

Presente no lançamento das obras, o deputado Veter Martins afirmou que este é mais um investimento necessário para melhorar ainda mais a qualidade de ensino no município. “Um ambiente confortável potencializa o aprendizado da criança. E a reforma dessa escola vai promover exatamente isso. Portanto, quem ganha é a comunidade escolar, professores, equipe pedagógica e alunos”, pontuou ele ao lado do deputado Mauro Rubem.

Daniela Ribeiro é diretora da escola e comemorou o lançamento das obras. “Essa era uma demanda antiga e sonhávamos com o dia do lançamento das obras. Eu fico muito feliz de saber que estamos lançando uma frente de serviço que vai resultar na melhoria do atendimento as nossas crianças”, afirmou.

Mutirão de Aparecida

O lançamento das obras de reforma da Escola Municipal Menino Jesus faz parte das atividades da segunda edição do Mutirão de Aparecida, que leva diversos serviços para a região do Jardim Tiradentes nesta semana. Nesta edição, que teve início no dia 11 de abril, 40 mil moradores do Jardim Tiradentes e de outros sete bairros da região serão beneficiados. A força-tarefa seguirá até o próximo dia 22 oferecendo à população mais de 130 serviços gratuitos.

O trabalho já começou com execução de roçagem de lotes baldios, varrição de ruas, pintura de meio-fio, poda de árvores, remoção de lixo e entulho e renovação do paisagismo de praças e canteiros centrais de avenidas. Também são feitos na região operação tapa-buracos, recapeamento, limpeza de bocas de lobo e revitalização da sinalização de trânsito.