Prefeito Vilmar realiza entrega de certificados aos formandos do curso de Agente Ambiental

Por Rackel Vieira

3 de agosto de 2023

Por Rackel Vieira

3 de agosto de 2023


Foto: Claudivino Antunes

O prefeito Vilmar Mariano realizou na tarde desta quinta-feira, 03, a entrega de certificados do curso de “Agente Ambiental” para os novos componentes do Grupo Ecológico Guarda Ambiental, em Aparecida de Goiânia. Ao todo 19 guardas ambientais voluntários, formado por homens e mulheres, irão somar ao grupo de 60 componentes.

A solenidade de entrega foi realizada no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela e, além dos formandos, contou com a presença de seus familiares, secretários municipais e do vereador Diony Nery (PSDB).

“É um dever de todos preservar o meio ambiente. Nós somos tão privilegiados por tantos recursos que a natureza nos proporciona, que é o nosso papel cuidar para que esses recursos não acabem. Levantar a bandeira dessa defesa, arregaçar as mangas e lutar para que isso aconteça não é nada fácil e o Grupo Ecológico Guarda Ambiental em Aparecida faz isso voluntariamente. Quero parabenizar a todos, principalmente aos novos formandos”, ressaltou o prefeito Vilmar Mariano.

De acordo com o comandante do Grupo Ecológico Guarda Ambiental em Aparecida, Borges, todos os formandos passaram por um processo seletivo para fazer o curso e os treinamentos necessários para se tornarem guardas ambientais. “É um curso capacitatório sobre todas as leis criadas para defender a preservação do meio ambiente, e claro, os conhecimentos necessários para atuação de um guarda ambiental”, explicou o comandante.

Segunda a formanda e oradora da turma, Luciene Araújo, 46, ela vai levar para vida todo o aprendizado que recebeu. “Eu sempre busquei informações sobre os cuidados do meio ambiente e o curso me ensinou muito mais. É totalmente voluntário nosso trabalho, mas é maravilhoso contribuir, mesmo com as dificuldades, tenho muita vontade de ajudar e me doar”, disse a guarda ambiental.

Grupo Ecológico Guarda Ambiental

A atuação do grupo ecológico ambiental em Aparecida, ocorre há cinco anos e é regida pelo Código de Meio Ambiente e do equilíbrio Ecológico do Brasil. Dessa forma, fiscaliza reservas florestais, corpos de água, remanescentes de mata atlântica, a disposição irregular de resíduos, aterros irregulares, cortes ou danosa árvores, supressão de cobertura vegetal, poluição atmosférica, do solo, rios e lagos. Também é atribuição do grupo combater os maus-tratos aos animais, criatórios irregulares, bem como o tráfico e cativeiro irregular de animais silvestres.

As ações do Grupo Ecológico Guarda Ambiental também são realizadas em conjunto com órgãos municipais, estaduais e federais ligados ao meio ambiente. Além da fiscalização e monitoramento, a ONG realiza atividades de sensibilização ambiental, por meio de interações com as comunidades, especialmente as localizadas próximo das áreas protegidas da cidade.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)