Prefeito vistoria obras da UFG em Aparecida e reafirma compromisso com a instituição

Por Thiago Marques

20 de junho de 2017

Por Thiago Marques

20 de junho de 2017

Foto: Claudivino Antunes

Gustavo Mendanha esteve no local nesta segunda-feira (19) junto com o vice-reitor da UEG, Manoel Rodrigues Chaves

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia aplicará recursos da ordem de R$ 3,5 milhões em ações de urbanização no novo campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) no município. Além disso, o prefeito Gustavo Mendanha e o deputado federal Daniel Vilela (PMDB) irão interceder, junto ao Ministério da Educação (MEC), para que o governo federal libere cerca de R$ 9,6 milhões necessários para a conclusão da primeira etapa – um prédio com salas de aula e laboratórios. Atualmente já foram empregados aproximadamente R$ 10 milhões nas obras.

Gustavo, Daniel, o vice-reitor da UFG, Manoel Rodrigues Chaves, secretários municipais e técnicos da instituição, além do vice-prefeito Veter Martins e do presidente da Câmara, Vilmar Mariano, vistoriaram as obras da universidade em Aparecida na tarde desta segunda-feira (19/06), na região Leste da cidade. O deputado federal ainda comprometeu-se a destinar R$ 3 milhões em recursos, via emenda individual, para a construção de um Restaurante Universitário no local.

Representantes da UFG estimam que será possível inaugurar este primeiro prédio – com seis pavimentos e cerca de sete mil metros quadrados de área construída – ainda no primeiro semestre de 2018. A prioridade, na sequência, será o restaurante para alimentação dos estudantes e, depois, os recursos a serem liberados pela União deverão ser investidos na construção de uma biblioteca, auditório, espaço de convivência e ampliação do espaço destinado ao setor administrativo.

“Não mediremos esforços para que os jovens de Aparecida e região possam estudar neste local. É importante destacar que os cursos que aqui serão oferecidos foram idealizados de acordo com a vocação industrial da nossa cidade. Ou seja, em outras palavras, a UFG chega para dar formação profissional à nossa gente e contribuir para desenvolver ainda mais o nosso município. Mais estudo, mais dignidade, mais renda e mais qualidade de vida para todos”, sintetizou o prefeito.

Retrospecto
Em maio último, o prefeito e reitor da universidade, professor Orlando Valle do Amaral, assinaram convênio para realização de obras de infraestrutura na sede da instituição. São ações que vão desde a urbanização do espaço à pavimentação das vias de acesso, passando por questões como iluminação das vias de acesso e implantação das redes convencionais de fornecimento de energia elétrica e de água, por exemplo.

Atualmente a Universidade Federal de Goiás oferece três cursos em Aparecida utilizando a estrutura do prédio da UEG no setor Conde dos Arcos. São eles: Engenharia de Produção, Geologia e Engenharia de Transportes.

Texto: Thiago Marques