Prefeitura assina termo que promove a equidade de gênero e raça no serviço público

Aparecida de Goiânia, 18 de março de 2014 – A secretária de Assistência Social, Carmem Sílvia, acompanhada da Superintendente de Políticas para as Mulheres de Aparecida, Adriana Silveira assinaram na tarde desta terça-feira, 18, em Brasília, do Termo de compromisso do programa Pró Equidade de Gênero e Raça promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Públicas para Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).

Esta é a quinta edição do Programa que tem como finalidade firmar compromisso com empresas médias e grandes, públicas e privadas pela superação das desigualdades de gênero e raça no mundo do trabalho. Se a prefeitura cumprir a meta de 70% das ações do plano, receberá o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça. O símbolo reconhece o trabalho realizado pelas organizações no enfrentamento da desigualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho.

A ministra Eleonora Menicucci, da SPM, e representantes de 83 organizações públicas e privadas participaram da cerimônia em Brasília. “A cerimônia marca o compromisso das empresas e instituições com a consolidação das políticas para as mulheres no mundo do trabalho, no sentido de contribuir para a eliminação de todas as formas de discriminação no acesso, na remuneração, ascensão e permanência no emprego”, explicou a ministra.

Para a secretária de Assistência Social de Aparecida, Carmem Sílvia, promover a igualdade de gênero é uma ação de grande importância e a prefeitura tem que estar  focada em garantir que isso aconteça no ambiente público.

“As mulheres são tão ou mais capazes que os homens e essa desigualdade entre os gêneros e entre as raças tem de ser extinta e que todos sejam iguais, seja no cargo quanto no salário”, afirmou a secretária.

A superintende de Políticas Públicas para Mulheres de Aparecida, Adriana Silveira explica que após a assinatura do Termo de Compromisso, será feita uma pesquisa dentro da administração municipal para saber se há muita desigualdade e promover ações para que a equidade seja realizada em Aparecida. “A pesquisa terá uma importante contribuição para que o prefeito possa pensar em uma maior valorização da mulher em cargos ocupados atualmente, e por anos, apenas por homens”, explanou a superintendente.

O evento também teve a participação da ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), de Nadine Gasman, da ONU Mulheres, e de Lais Abramo, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), instituições parceiras da SPM na execução do Pró-Equidade.

Avanços – Na primeira edição, em 2005, 15 organizações — todas de caráter público — aderiram ao Pró-Equidade, envolvendo cerca de 400 mil funcionárias e funcionários. Em sua quinta edição, o programa chega a 83 organizações, entre grandes corporações, empresas públicas e privadas e instituições, e envolverá cerca de um milhão de trabalhadoras e trabalhadores.

Certificação – Após a assinatura do termo de compromisso, as organizações darão sequência à implementação dos planos de ação, elaborados no processo de adesão ao programa. Durante o período de execução dos planos, a SPM realizará oficinas e visitas de monitoramento, com a finalidade de acompanhar e auxiliar o desenvolvimento das ações. Em agosto de 2015, as empresas e instituições participantes deverão apresentar o relatório final para a SPM.