Prefeitura avalia parceria para beneficiar crianças e adolescentes com projeto esportivo

Por Secom Aparecida

14 de setembro de 2021

Por Secom Aparecida

14 de setembro de 2021

Foto: Claudivino Antunes

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, trabalha para ampliar a oferta de vagas em projetos sociais realizados na cidade voltados para crianças e adolescentes. Com este objetivo, o prefeito Gustavo Mendanha recebeu na tarde desta sexta-feira,13, o ex-jogador de futebol Marcelinho Carioca, que apresentou à gestão o trabalho desenvolvido pelo instituto que leva seu nome.

O Instituto Marcelinho Carioca e o projeto social ‘Bola da Vez’ estão presentes, segundo apresentado ao prefeito, em três cidades do interior paulista: Barueri, Itaquaquecetuba e Taubaté, beneficiando centenas de crianças com auxílio na formação cidadã e também no esporte em três modalidades: futebol, vôlei e basquete.

O projeto tem como foco crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos em situação de vulnerabilidade social que estejam matriculadas em escolas da rede pública e com renda familiar de até dois salários mínimos. As atividades são realizadas no contraturno escolar em campos e quadras esportivas e acompanhadas por profissionais. A iniciativa também defende a participação ativa de pais e/ou responsáveis pelo aluno inscrito, estreitando laços entre afetivos, sociais e esportivos.

“O trabalho consiste em oferecer cursos que possam auxiliar na formação pessoal e esportiva, oferecendo aos alunos oportunidades para um futuro melhor. Aparecida, que é uma cidade com vocação esportiva, oferece iniciação esportiva em diversas modalidades; atendemos adultos e idosos e, é claro, recebemos o Marcelinho para que ele nos apresentasse o projeto. Vamos avaliar cuidadosamente, através de nossas secretarias, e caso seja viável poderemos implantar mais esse projeto para beneficiar nossas crianças e adolescentes”, pontuou o prefeito Gustavo Mendanha.

Ao longo do encontro, Gustavo Mendanha apresentou ao visitante o Estádio Annibal Batista de Toledo, o Anfiteatro Municipal, a Cidade Administrativa e os projetos esportivos já desenvolvidos na cidade. Entre eles, o Aparecida Compete, que beneficia atletas de alto rendimento que representam a cidade em competições regionais, nacionais e internacionais e ainda; o Bolsa Atleta, que por meio de repasse mensal auxilia atletas aparecidenses de diversas modalidades esportivas e ainda o Estação Cidadania-Esporte, que oferece estrutura completa para prática de diversas modalidades olímpicas e paraolímpicas.

A implantação do projeto, conforme apresentado à administração pública municipal, pode ser feita via incentivo da classe empresarial, que receberia incentivos fiscais em contrapartida ou por meio do Ministério do Esporte. Outra alternativa seria a Prefeitura de Aparecida realizar convênio direto com o instituto.

“O esporte quando ele é feito com seriedade, ele educa, ele qualifica e traça vertentes maravilhosas para o ser humano. Eu tive um pai gari, que muito me orgulha, tive também a oportunidade de ter um pai muito presente que sempre me cobrou resultados nos estudos. Primeiro, lugar de criança é na escola, onde ela vai aprender os princípios básicos da vida. Vejo que Aparecida institui esses programas e, por isso, viemos apresentar o projeto socioeducativo e esportivo para que crianças e adolescentes, através da prefeitura, possam ter a oportunidade de ser alguém na vida, alguém vitorioso”, destacou Marcelinho Carioca durante a visita.

Responsável pela gestão de programas esportivos que beneficiam milhares de crianças e adolescentes em Aparecida, o secretário de Esporte, Lazer e Juventude , Geferson Aragão, apontou durante o encontro que a intenção da gestão é sempre aperfeiçoar o atendimento social e esportivo. Ele acredita que o Instituto Marcelinho Carioca poderá ser mais um parceiro da prefeitura neste trabalho.

“O Marcelinho Carioca é um ídolo do futebol brasileiro, ele foi um exemplo como atleta e, agora, está implantando no Brasil o projeto dele. É importante termos como referência para nossas crianças ídolos, pois elas copiam o que é bom e o que é ruim. Vamos conversar e tentar implantar essa iniciativa em nossos campos e quadras em Aparecida”, disse o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Gerfeson Aragão.

Também participaram do encontro com o ex-jogador, o vice-prefeito Vilmar Mariano e os secretários André Rosa (Fazenda), Avelino Marinho (Cultura) e Vanilson Bueno (Ação Integrada).