Prefeitura busca viabilizar projetos com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social

Por Thiago Marques

6 de setembro de 2017

Por Thiago Marques

6 de setembro de 2017

Foto: Divulgação

Prefeito Gustavo Mendanha e primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, estiveram em Brasília (DF) nesta terça-feira (5)

O prefeito Gustavo Mendanha e a primeira-dama Mayara Mendanha estiveram nesta terça-feira (05) no Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em Brasília (DF), onde pleitearam a liberação de R$ 2 milhões para projetos sociais. Eles foram recebidos por Rogério Nardelli, assessor especial do ministro Osmar Terra, que acompanha o presidente Michel Temer em viagem à China. Mayara e Gustavo também estavam com a secretária de Projetos e Captação de Recursos, Valéria Pettersen.

No ministério, o prefeito e a primeira-dama receberam um relatório detalhado, bastante minucioso, com a relação de todas as ações e programas da Pasta dos quais a Prefeitura de Aparecida está inserida. O documento ia além: listava os recursos já liberados e de que forma eles poderiam ser utilizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, onde poderiam ser aplicados, e assim por diante.

Gustavo e Mayara também receberam dados importantes, como relatórios de análises do impacto do pagamento do Bolsa Família a beneficiados de Aparecida, com demonstrações do quanto este recurso movimenta a economia local – o que permitirá ao prefeito e à primeira-dama e secretária adotarem políticas públicas específicas direcionadas a esta parcela da população, além de uma infinidade de outras ações.

Em relação aos R$ 2 milhões que a Prefeitura de Aparecida tenta obter junto ao Ministério do Desenvolvimento Social, já há destino reservado para este montante. Quando liberados, eles serão divididos em obras de construção de um novo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), na Vila Souza; de uma Unidade de Acolhimento no Setor Serra Dourada; de um Centro Público de Convivência no Jardim Olímpico; e de um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) no setor Rosa dos Ventos; uma parte também será utilizada para aquisição de bens (como equipamentos imprescindíveis para o funcionamento destes locais); entre outras propostas.

“Como de praxe, todas as propostas para obtermos financiamento do ministério já foram devidamente formatadas. No que diz respeito à parte técnica, cumprimos tudo o que nos foi exigido. Nossa presença aqui tem o viés político. Viemos ‘defender’ nosso projetos e tentar convencê-los de que vale a pena investir em Aparecida”, comentou o prefeito, mencionando o fato de que é neste período que o ministério fará uma espécie de seleção do que lhe foi apresentado pelas prefeituras para decidir onde aplicar o dinheiro da União.

Voluntariado
Ainda em Brasília, o prefeito e a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, foram recebidos pela subsecretária do programa “Brasília Cidadã”, Márcia de Alencar, no Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal. Márcia trabalha diretamente com sua “xará”, a primeira-dama Márcia Rollemberg, com quem Gustavo se reuniu informalmente no dia 4 de julho, em visita à Embaixada de Israel.

A idéia era conhecer de perto o “Brasília Cidadã” para que o mesmo possa ser implantado, respeitando-se a realidade local, em Aparecida de Goiânia. Trata-se de um forte programa de voluntariado, e que tem ganhado destaque por convergir as demandas e necessidades de entidades e organizações sociais com a disposição de voluntários. Um dos “pontos altos” deste projeto é o “Portal do Voluntariado” (portaldovoluntariado.df.gov.br), que é visto como uma rede social que reúne o interesse de quem quer ajudar com os tipos de serviços que eles poderão executar a favor do próximo.