Prefeitura concede aposentadorias e enaltece carreira de servidores em Aparecida

Por Allan David

15 de fevereiro de 2021

Por Allan David

15 de fevereiro de 2021

Foto: Rodrigo Estrela

Ato nesta segunda-feira (15) no AparecidaPrev marcou a concessão de aposentadorias e pensões para servidores da Educação, Saúde, Cultura, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura

A Prefeitura de Aparecida, através do Fundo de Previdência dos Servidores do Município de Aparecida de Goiânia (AparecidaPrev), realizou nesta segunda-feira (15) a entrega da documentação que concede aposentadoria a oito servidores e pensão a dependentes de dois trabalhadores do município já falecidos. As portarias que oficializam os benefícios foram entregues pelo prefeito Gustavo Mendanha na sede do AparecidaPrev.

Um dos servidores contemplados com aposentadoria é a auxiliar de serviços diversos Celina Oliveira Carvalho. Ela encerra uma carreira de 21 anos na ativa na Secretaria de Educação. “Estou ainda muito reflexiva, tentando entender melhor esse momento. Mas o certo é que sentirei muita saudade do ambiente da escola”, disse Celina.

Para Valderlete Santana Costa, aposentada após 12 anos de trabalho como agente comunitário de saúde, o sentimento que fica é de gratidão. “É muito gratificante encerrar a carreira depois de poder ajudar muitas pessoas, como eu fiz.” Valderlete afirmou que quer continuar ativa para não dar espaço à depressão.

Valderlete Santana exalta aposentadoria: “Momento muito gratificante” – Foto: Rodrigo Estrela

As aposentadorias e pensões concedidas hoje são para servidores que atuaram nas Secretarias de Educação, Saúde, Cultura, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura.

Além da documentação oficial, a Prefeitura de Aparecida entregou aos servidores uma carta de agradecimento, pela qual reconhece os serviços prestados ao município. “Agradecemos pela contribuição que (…) deu à nossa cidade no sentido de transformá-la numa das melhores cidades do nosso Estado”, cita a administração na carta assinada pelo prefeito Gustavo Mendanha e o presidente do AparecidaPrev, Einstein Paniago.

Gustavo lembrou que é preciso valorizar esse momento porque, naturalmente, as pessoas iniciam a carreira profissional já pensando também na aposentadoria. “Então, é muito importante relembrar e, mais do que isso, agradecer pelos bons serviços prestados por esses servidores que encerram aqui sua carreira. Mas tenho certeza que eles continuam na sociedade ajudando a cidade de Aparecida”, comentou o prefeito.

Preparação para aposentadoria

Einstein Paniago, por sua vez, ressaltou que há pesquisas nacionais que apontam para a necessidade de preparar os trabalhadores para a aposentadoria, em função, entre outros aspectos, da quebra dos ciclos de amizade e de proteção social dos profissionais. Se não acompanhado, continuou Einstein, esse rompimento pode iniciar o processo de depressão e levar ao desenvolvimento de outras doenças psicossomáticas.

“O que o prefeito Gustavo Mendanha e a gestão como um todo tem feito é iniciar a preparação do servidor para a aposentadoria, fazendo a valorização pelos serviços prestados à sociedade de Aparecida, acompanhada do aproveitamento para que toda essa experiência acumulada retorne à nossa comunidade”, explicou Einstein.

O presidente do AparecidaPrev acrescentou que um dos setores que mais absorvem a mão de obra do público de aposentados é o segmento das organizações não-governamentais. Segundo ele, o interesse pelos serviços prestados por aposentados se dá em razão da experiência e da “sabedoria da vivência” dessas pessoas.

Respeitando os protocolos de prevenção à Covid-19, o ato na sede do AparecidaPrev foi acompanhado também pelo secretário de Planejamento e Regulação Urbana, Veter Martins.