Prefeitura conclui primeira etapa da obra do Jardim Luz e inicia pavimentação da Alameda do Almeida

2 de agosto de 2017

Aparecida de Goiânia, 02 de agosto de 2017 – O prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, lança na tarde desta quarta-feira (02) o início das obras de pavimentação da Alameda do Almeida, principal avenida do setor Jardim Luz, que havia sido interditada em decorrência do avanço de antiga área erosiva da região. “Concluímos a primeira etapa da obra de reparo da erosão e agora iniciaremos a pavimentação da via, que deverá ser liberada já na próxima semana” – informa o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela.

“Nos próximos 10 dias estaremos liberando o trânsito aqui. Foram mais de mil caminhões de terra. Esta obra custou R$ 7 milhões e é bastante emblemática porque o Ministério da Integração Nacional já nos assegurou o recurso mas, apesar de já estar praticamente pronta, o governo ainda não repassou o dinheiro. Ainda assim estarei me reunindo com o ministro Eliseu Padilhana próxima terça-feira (08) para resolvermos o problema do repasse. A obra será entregue de todo jeito”.

Mário Vilela explica que foi construído um bueiro celular e um sistema de gabiões para a correta destinação das águas pluviais no Córrego do Almeida, além da implantação de novas galerias próximas à erosão e, por fim, o trabalho de aterramento e de compactação do solo na área. “Concluída esta primeira parte, iniciamos agora a pavimentação da via, que também receberá nova iluminação. A população pode ficar tranqüila pois trata-se de solução definitiva para o problema” – completa.

Ele informa ainda que a obra completa consiste na ampliação e na modernização do sistema de drenagem de todo o bairro, desde a região afetada pela erosão até as imediações do Buriti Shopping. “Primeiramente concentramos esforços no reparo da erosão para garantir a segurança dos moradores da região. Agora vem a recuperação do asfalto. Em breve o trânsito da avenida, que faz ligação entre diversos bairros, será finalmente liberado”.

Histórico
– 09 de março: Governo Federal aprova Plano Emergencial da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil – órgão do Ministério da Integração Nacional – e publica portaria no Diário Oficial da União (DOU), reconhecendo a Situação de Emergência em cinco erosões do município, abrindo portas para a destinação de R$ 30 milhões e solucionar definitivamente o problema nos locais.

– 03 de maio: laudo produzido em vistoria técnica de representantes do ministério atesta periculosidade do local. Documento era exigência para transferência dos recursos pelo Governo Federal.

– 25 de maio: O prefeito Gustavo Mendanha anuncia em coletiva de imprensa decisão de iniciar as obras no local independente da data do repasse. As obras são iniciadas nesta data.

– 02 de agosto: dois meses de início das obras, a primeira etapa é concluída e é iniciada a pavimentação da via, que havia desmoronado. O prazo para liberação da avenida é de 10 dias. A obra deverá ser totalmente concluída em 40 dias.

Texto: Frederico Noleto