Prefeitura conclui reforma de quatro escolas da rede municipal

Por Rodrigo Augusto e Felipe Fulquim

23 de junho de 2020

Por Rodrigo Augusto e Felipe Fulquim

23 de junho de 2020


Foto: Claudivino Antunes

Inauguração foi feita de forma remota, por videoconferência, para evitar aglomeração de pessoas

Na tarde desta quarta-feira, 23, a Prefeitura de Aparecida por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo entregou à comunidade escolar a reforma de quatro escolas da rede municipal. As unidades reformadas, que estarão aptas para funcionamento na volta às aulas, após a pandemia do novo coronavírus são: Escola Nova Olinda, no Jardim Nova Olinda, Escola Ari Caetano da Costa, no Setor Cidade Vera Cruz, Escola Adelino Ariane, na Vila Maria, e Escola Roque Inocêncio, no Bairro Independência.

A entrega das obras foi realizada simultaneamente, às 16h, em uma videoconferência com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Aparecida. A medida foi adotada para evitar aglomerações de pessoas, conforme recomendação das autoridades de saúde para combater a disseminação da Covid-19 na cidade.

“Hoje, é um dia importante, mas por conta da pandemia não podemos realizar um evento presencial. Estamos inaugurando e lançando nossas obras virtualmente. Cada movimento que fazemos na Educação é pensando em nossos alunos: nossas crianças. Essas são as primeiras quatro escolas que vamos reformamos de um total de 17 unidades. Vamos levar melhorias para todas as escolas que precisam de algum reparo. A educação em nossa cidade é motivo de orgulho para todos nós”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha durante a entrega das obras.

Durante a solenidade virtual, Mendanha também destacou diversas obras lançadas e inauguradas nos últimos meses. Ele lembrou que mesmo durante a pandemia, a Prefeitura de Aparecida tem investido em infraestrutura, saúde , educação assistência social e outras áreas da administração municipal.  

“Trabalhar em uma escola que acabou de ser reformada; com ambiente adequado, com mobílias novas é muito importante tanto do ponto de vista pedagógico quanto do ponto de vista social. Isso dá uma impressão muito diferente e essa impressão é que você está em um ambiente agradável e propício para o desenvolvimento das atividades. Quero parabenizar toda comunidade que está recebendo essas escolas reformadas”, pontuou o secretário de Educação Wanderlan Renovato durante a solenidade on-line.  

Nas escolas beneficiadas, foram executados serviços de recuperação do sistema de drenagem, reforma de banheiros, cozinhas e refeitórios, reforma de telhados com troca de madeiramento e telhas, reparos na rede elétrica além de revitalização de toda pintura e melhorias na jardinagem das unidades de ensino.

Fachada renovada da Escola Municipal Ari Caetano. Foto Claudivino Antunes

A Escola Municipal Ari Caetano, Bairro Cidade Vera Cruz I, por exemplo, possui 19 salas de aula com 38 turmas que vão da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II e atende quase 1,3 mil alunos, entre outros serviços. A unidade recebeu obras de revisão do telhado, restauração de forros, recuperação de portas e janelas, correção da rede elétrica, inclusive com a substituição de antigas lâmpadas com reatores por luminárias de Led, que são mais modernas, mais econômicas e de fácil reposição.

A prefeitura também construiu calçada em concreto e plantou grama e muda de árvores ao longo de todo o perímetro que contorna a área escolar. A medida, segundo o gestor da unidade educacional, Delson Vieira dos Santos, vem agradando muito a comunidade. “O desejo da comunidade era ver a escola reformada. A população também gostaria de ver a calçada da escola pronta. Fizemos vários ofícios e fomos atendidos. Hoje, a escola está reformada e só nos resta agradecer ao prefeito e a todos envolvidos”, disse durante a videoconferência.

Outro serviço realizado durante as reformas foi o de revisão, recuperação e melhoramento do sistema de drenagem das unidades escolares, que sofriam com alagamentos em épocas de chuva. Para dar solução ao problema, além da revisão e da reposição de rufos e calhas, foram redimensionadas as tubulações e as grelhas dos pátios, a fim de melhorar a capacidade de absorção e dar melhor vazão ao volume de águas que descem do telhado.

Fachada da Escola Roque Inocêncio Mendes, no Bairro Independência. Foto: Claudivino Antunes

A diretoria da Escola Municipal Roque Inocêncio destacou que as obras de revitalização da unidade escolar localizada no Bairro Independência acabaram com alguns problemas estruturais enfrentados pelos educadores e alunos.“A reforma veio em um momento crucial. Durante o período chuvoso, nós enfrentávamos algumas dificuldades com gotejamento. Nossa estrutura, agora, está linda e sentimos muito, nesse momento, ainda não poder receber nossos alunos. Além da reforma, nossa escola também foi presenteada com o asfalto que chegou ao bairro”, comemorou a gestora Maria das Graças.

Os trabalhos de reforma serviram também para adequar os prédios escolares a exigências de organismos de fiscalização do estado e do município. Os serviços de melhoria de ambientes em cozinhas e refeitórios foram realizados de acordo com as normas legais da Vigilância Sanitária. Para contemplar as medidas de segurança do Corpo de Bombeiros, as escolas passaram a contar com extintores disponibilizados em pontos estratégicos, com placas sinalizadoras e rotas de fuga para casos de acidentes. Além disso, foi feito o distanciamento da casinha de gás que foi construída em área externa e com distância mínima de três metros dos pavilhões escolares.

Casa de gás da Escola Municipal Nova Olinda separada do pavilhão escolar. Foto: Claudivino Antunes

Presidente da Comissão de Educação na Câmara de Vereadores, Willian Panda, ressaltou os esforços empregados ao longo dos anos para que diversas escolas fossem reformadas. A sociedade aparecidense espera do poder público qualidade na educação. Hoje, temos visto essa qualidade. Foram muitos anos de luta para que esses benefícios pudessem chegar às escolas. Nesse momento, só temos que agradecer ao prefeito Gustavo e a todos envolvidos nesse processo”, pontuou o parlamentar.

Também participaram da solenidade virtual, que foi ilustrada com vídeo das escolas reformadas, o vice-prefeito Veter Martins, o senador pelo Estado de Goiás, Vanderlan Cardoso, os vereadores Arnaldo Leite, Rosildo Manoel, Hilário Giacomet e Ataídes Neguinho além de professores, coordenadores e auxiliares das escolas municipais.

Salas de aula com nova pintura e telhado da Escola Nova Olinda. Foto: Claudivino Antunes

Investimento

As obras de reforma e revitalização das unidades educacionais estão previstas no Programa Cuidar da Escola é Dever de Todos. O projeto foi lançado em novembro de 2019 com assinatura de ordem de serviço para intervenções em 17 escolas e um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Ao todo, serão investidos cerca de R$ 10 milhões dos cofres públicos.

LEIA TAMBÉM

50% das escolas de Aparecida têm aulas de robótica

Robótica da Escola Francisco Rafael é premiada em torneio regional

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)