Prefeitura de Aparecida acerta pagamento do piso salarial dos professores

Por Juliana Fulquim

16 de março de 2023

Por Juliana Fulquim

16 de março de 2023

Foto: Wigor Vieira

Em assembleia, servidores da Educação aprovaram a proposta de pagamento do piso dos professores em abril, retroativo a março. Também ficou acertado o pagamento das diferenças salariais dos administrativos referentes a 2015

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia fechou nesta quinta-feira, 16, acordo para pagamento do piso salarial dos professores que atuam na rede municipal de ensino. O acordo foi firmado em reunião com os representantes da regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), realizada no gabinete do prefeito, na Cidade Administrativa Maguito Vilela.

O encontro havia sido agendado para tratar do índice de 14,95% estabelecido pelo MEC e de como incorporá-lo ao Piso Nacional do Magistério, serviu também para tratar do pagamento de diferenças salariais dos servidores administrativos, referentes ao ano de 2015.

A reunião foi conduzida pelo prefeito Vilmar Mariano, pelo secretário da pasta da Educação, professor Divino Gustavo, e pelo titular da Procuradoria Geral do Município, Fábio Camargo. E contou com a participação do deputado estadual Veter Martins e dos vereadores que fazem parte da Comissão da Educação na Câmara Municipal, Willian Panda (PSB), Valéria Pettersen (MDB), Isaac Martins (Patriota), Marcos Miranda (Republicanos) e Erivelton Contador (Progressista).

Enquanto a reunião acontecia, os servidores aguardavam os resultados da negociação em frente ao prédio da Cidade Administrativa. A mobilização foi convocada pelo próprio sindicato que aproveitou a ocasião para, em assembleia, deliberar sobre a proposta apresentada pela Prefeitura.

Piso salarial

Com relação ao piso salarial, ficou acertado que a Prefeitura fará o pagamento integral do índice estabelecido pelo MEC para o ano de 2023. O percentual de 14,95% será incorporado na folha de pagamento dos servidores e será pago no contracheque do mês de abril, que será retroativo ao mês de março. “Todos sabem das dificuldades das prefeituras em conseguir arcar com o pagamento do Piso. Aparecida de Goiânia, porém, está empenhada no sentido de cumprir e fazer o possível para valorizar os nossos professores”, comentou o prefeito Vilmar Mariano.

Servidores Administrativos

Para os servidores administrativos que aguardam uma diferença salarial referente ao ano de 2015, a Prefeitura propôs a quitação do pagamento desses valores em sete parcelas, o que totalizará aproximadamente um milhão de reais. A proposta também foi aceita pela categoria em apreciação realizada na mesma assembleia. “O Sindicato sempre buscou o diálogo e, com isso, a solução para as demandas dos profissionais da educação. Esse retroativo era bastante aguardado pelos servidores”, concluiu o presidente do Sintego, professor Valdeci Português.

Projeto – O Executivo enviará ainda um projeto de lei para ser apreciado na Câmara Municipal para troca de nomenclatura dos Assistentes Educacionais para Assessores Pedagógicos para que esses possam ter a diminuição do tempo de contribuição de 30 para 25 anos.