Prefeitura de Aparecida conscientiza para combate ao vandalismo na iluminação pública

Por Allan David

28 de junho de 2022

Por Allan David

28 de junho de 2022

Foto: Claudivino Antunes

Cerca de 10% das lâmpadas trocadas mensalmente na cidade são repostas por causa de furto ou quebra intencional; denuncie pelos telefones 153, 3454-5992 e 99126-5084

As lâmpadas que iluminam as ruas da cidade são equipamentos públicos, estão a serviço de toda à população. Mas quando são furtadas ou vandalizadas, o prejuízo fica também para todos os contribuintes do município. Por isso, a Prefeitura de Aparecida conscientiza os moradores a ajudarem na preservação das lâmpadas da iluminação pública.

Levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) indica que, a cada mês, a Prefeitura de Aparecida tem de repor cerca de 130 lâmpadas quebradas intencionalmente ou furtadas. Esse número representa cerca de 10% de todas as lâmpadas repostas pela SDU na manutenção feita mensalmente na iluminação da cidade.

“A maioria dos moradores é muito consciente, faz sua parte respeitando e preservando o patrimônio público. Mas alguns insistem em quebrar ou furtar as lâmpadas, prejudicando toda a comunidade. Se você se deparar com essa cena, denuncie. Vamos cuidar da cidade juntos”, conclama o prefeito Vilmar Mariano.

Denúncias de quebra proposital ou furto de lâmpadas, ou de outros danos ao patrimônio público, podem ser feitas à Guarda Civil Municipal pelos telefones 153, 3454-5992 e 99126-5084.

Aparecida tem cerca de 65 mil lâmpadas na iluminação pública. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Aldivo Araújo, explica que a manutenção nas lâmpadas é feita por equipes especializadas, que se dividem em três caminhões atendendo simultaneamente diferentes regiões da cidade.

“Uma cidade bem iluminada é sinônimo de um município mais seguro tanto na perspectiva do trânsito, como do ponto de vista da segurança pública”, acrescenta Araújo.

A SDU tem dois telefones para solicitação de troca de lâmpadas. A população pode ligar nos números 3545-4872 e 3545-4859. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.