Prefeitura de Aparecida constrói primeiro ponto de coleta de pequenos entulhos

Por Solange Araújo e Rackel Vieira

3 de agosto de 2022

Por Solange Araújo e Rackel Vieira

3 de agosto de 2022

Foto: Claudivino Antunes

No local, moradores poderão fazer o descarte correto de pequenos entulhos e materiais recicláveis

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), realiza a construção do primeiro ponto de coleta de pequenos entulhos do município. O ‘Ecoponto’ será usado para o recebimento de pequenos volumes de entulhos, como móveis, vidros, massa verde (poda de árvores e grama), recicláveis e pneus, evitando assim que esses materiais sejam descartados de maneira incorreta em áreas públicas e verdes do município.

Com o objetivo de proteção do meio ambiente e tornar a cidade mais sustentável, a obra busca uma gestão inteligente dos resíduos da cidade. “É importante para conscientizar as pessoas para descartar o lixo de forma correta por isso, esperamos a adesão total da população, visto que gera uma grande economia de mão de obra, melhora a imagem da cidade e leva qualidade de vida aos moradores”, explica o gestor da pasta, Aldivo Araújo.

Localizado na rua Eloá com Benedita Ribeiro no setor Conjunto Bela Morada, o ponto de coleta contará com quatro caçambas onde poderão ser descartados vidro, madeira, massa verde e entulho. Além disso, haverá baias cobertas para materiais recicláveis e pneus.

“É de reponsabilidade da população alugar caçambas para descartar o entulho que gerou. Porém, com essa iniciativa da Prefeitura de Aparecida, o cidadão poderá descartar os materiais em um local apropriado e gratuito, desde que contenham até 1,5 metros cúbicos (m³), conforme permitido pela lei vigente”, explicou o representante da SDU, Bruno Queiroz.

No local será feita uma triagem dos resíduos para fazer a destinação correta. Os recicláveis coletados serão destinados a cooperativas da cidade. “O que for material reaproveitável será direcionado para o programa de coleta seletiva de Aparecida que são as cooperativas, gerando emprego e renda às famílias que ali trabalham e tiram o sustento da reciclagem. O restante que for rejeito vai ser encaminhado para aterro sanitário do município”, salientou Bruno.