Prefeitura de Aparecida construirá elevado na Avenida Bela Vista sobre a BR-153, no limite com Goiânia

Por Allan David

16 de novembro de 2023

Por Allan David

16 de novembro de 2023

Foto: Enio Medeiros

Gestão do prefeito Vilmar Mariano tem obra como prioridade dentro do programa de financiamento do Novo Banco de Desenvolvimento e estabeleceu parceria com a Prefeitura de Goiânia, que desapropriará áreas no perímetro da Capital

Secretários das Prefeituras de Aparecida e Goiânia se reuniram nesta semana para acertar um termo de cooperação a ser assinado ainda este mês buscando viabilizar a construção de um elevado sobre a BR-153, ligando a Avenida Bela Vista, na altura do Hospital de Medicina Alternativa. Prevista para ser entregue em seis meses, a estrutura pré-moldada vai ajudar a diminuir em 30% o tráfego de veículos no conhecido trevo do Parque das Laranjeiras, um ponto na ligação de vários bairros das duas maiores cidades de Goiás que enfrenta congestionamentos em horários de pico.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura de Aparecida, a obra está orçada em R$ 16 milhões e será custeada pela Prefeitura de Aparecida, com recursos de financiamento feito junto ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o Banco dos Brics. A instituição estrangeira já aprovou para Aparecida um empréstimo de US$ 120 milhões, o equivalente hoje a R$ 576,3 milhões.

O superintendente de Engenharia da Seinfra, Roberto Lemos, esclarece que o elevado será construído com estruturas pré-moldadas, acelerando, assim, a execução da obra. “A Prefeitura de Aparecida ficará responsável pela aprovação do projeto junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelas solicitações de licença ambiental, bem como licitação, execução e fiscalização da obra”, explica Roberto.

De acordo com o procurador-geral do Município de Aparecida, Fábio Camargo, a Prefeitura de Goiânia vai colaborar na obra fazendo a desapropriação de lotes para construção de faixas laterais na parte da Capital. “Será uma grande obra para os dois municípios que vai beneficiar as milhares de pessoas que passarão pelo elevado todos os dias, se deslocando entre as duas cidades”, comenta Fábio.

O prefeito Vilmar Mariano lembra que o elevado faz parte de um conjunto de obras que a Prefeitura de Aparecida tem executado na cidade para melhorar a mobilidade urbana e desafogar o tráfego de veículos nas avenidas mais movimentadas do município. “Assim como os cinco novos eixos viários no sentido leste-oeste que estamos construindo, além de pontes e outros viadutos, o elevado da BR-153 vai transformar a realidade de quem precisa passar por aquela região todos os dias, tornando esse deslocamento mais rápido e prático.”

Além do elevado da Avenida Bela Vista, a Prefeitura de Aparecida executará outra obra de arte na BR-153. Será construído mais um elevado, desta vez em formato de ferradura, ligando o Centro de Aparecida à região do Retiro do Bosque. O investimento nessa obra tem valor estimado também de R$ 16 milhões. E mais três intervenções no Anel Viário, entre a BR-153 e o Setor Garavelo.

Representando Aparecida, também participaram da reunião os secretários Valéria Pettersen (Meio Ambiente e Sustentabilidade), Mário Vilela (Infraestrutura), Júlio Mendes (Planejamento e Regulação Urbana) e Marlúcio Pereira (Habitação), além do deputado estadual Veter Martins.